A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, neste domingo (15), o Espaço Cultural Café Literário, no Parque da Cidade.
O espaço fica na casa que foi morada das famílias Vieira e Alckmin, próxima ao portal de entrada do Parque. A intenção é que ele receba atividades culturais e artísticas, dentre outras atividades e sirva também como um ponto para informações turísticas sobre a cidade. Neste primeiro momento, há inda um acervo com livros disponíveis para leitura e uma exposição com obras recebidas por Geraldo Alckmin enquanto era governador do Estado.
Fotos antigas contam um pouco da história do local. Há na entrada, um painel em acrílico com fotos estilizadas do Museu, do Bosque e da Igreja Matriz com informações sobre a cidade.
Confira a galeria com fotos do evento
O evento, na manhã deste domingo, contou com a presença do prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues e da primeira-dama, Cláudia Domingues, do ex-governador Geraldo Alckmin e de Cecília Reale Vieira, representante da família Vieira que também moro na casa do antigo Haras Paulista, dentre outras autoridades e convidados.
Cecília contou um pouco da história vivida por ela e por sua família ao longo de muitos anos que naquela casa moraram, destacando fatos curriqueiros d’outrora.
O ex-governador, que perdeu a mãe aos 10 anos, quando ali morava, também falou sobre um pouco da infância, do apego que teve pelo pai e também contou sobre as diversas especialidades que eram trabalhadas no Haras Paulista. “É uma alegria sempre voltar aqui à Pinda”, enfatizou o ex-governador encerrando seu discurso com trecho do poeta Balthazar de Godoy Moreira sobre seu amor por Pindamonhangaba.
Para receber o Café Literário, a casa passou por reformas, recebendo melhoras no piso, nova pintura, dentre outras melhorais.
Segundo a prefeitura de Pindamonhangaba, a intenção da Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo Social é realizar no próximo ano um chamamento para que um café funcione no espaço.