Para alguns, a realização de um sonho que já tinha ficado para trás. Para outros, a surpresa de algo que nunca foi sequer imaginado. Esses foram os sentimentos que marcaram os dois dias de entrega de presentes nas residências de idosos atendidos pelo Serviço de Atendimento ao Idoso no Domicílio, coordenado pela Prefeitura de São José dos Campos. Um dia de emoção para quem recebeu e participou do momento.
José Benedito Ribeiro Silvestre, atendido semanalmente em casa pela equipe, disse que não esperava. Ele, que pediu de presente LP’s do cantor Beto Guedes, disse que tinha todos os álbuns, mas que em uma das suas mudanças, perdeu os discos e gostaria de tê-los novamente. Quando recebeu o presente, ele se emocionou e agradeceu a pessoa que o presenteou, desejando aquilo que para ele é o mais importante. “Desejo saúde, o que nós mais precisamos é saúde. O resto a gente vai tocando devagarzinho.”
Quem comprou os discos de vinil para o senhor José Benedito foi a integrante da Casa do Idoso Centro, Joana da Silva, 67 anos. Ela disse ter gostado muito de participar. “É gratificante. Acho que fui escolhida para realizar o sonho dele. Sinto muita emoção, como se fosse um parente meu”, concluiu.
Na Casa do Idoso da região central, os próprios idosos compraram os presentes, de acordo com o pedido do colega que é atendido em casa.
A iniciativa de presentear os idosos integra o projeto Realizando Sonhos, criado em 2018 pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e desenvolvido pelas Casas do Idoso, visando promover ainda mais interação social entre o grupo entre os grupos atendidos.
No quesito interação e emoção, a entrega na residência do casal de 91 anos, Jovino Rosário de Paula e Terezinha Julia de Paula, marcou a quinta-feira (18). Ela, que pediu um lenço, reagiu com lágrimas de alegria à presença do Papai Noel. “Nunca tive isso, minha filha.” Já o marido, que tem Alzheimer, ganhou um boné. De acordo com a equipe, ele raramente fala ou interage, mas quando recebeu o presente surpreendeu a todos com os olhos cheios d’água e uma pergunta inusitada: “Posso colocar o boné”.
Durante dois dias, todas as unidades da Casa do Idoso distribuíram presentes doados pelos próprios idosos, familiares e funcionários. Quem frequenta as Casas e participou do projeto também foi presenteado pelo Papai Noel durante as confraternizações realizadas nas próprias unidades. Ao todo, 112 idosos foram beneficiados pela ação.