publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Qualifica inicia ano com 325 vagas para cursos gratuitos de capacitação em São José

Os cursos do Qualifica são voltados para a realidade do mercado; os de gastronomia são um dos mais procurados. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Índices oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, têm revelado melhoria na geração de empregos desde 2017, em São José dos Campos. No entanto, muitos candidatos às vagas ainda não conseguem a esperada contratação. O motivo é a necessária qualificação profissional, exigida pelo mercado e que muitos ainda não possuem.

Visando melhorar a condição de empregabilidade dos candidatos, a Prefeitura, por meio do programa Qualifica São José, já investiu nos últimos três anos cerca de R$ 3 milhões em contratação de cursos de capacitação para as pessoas mais necessitadas. Nesse período, foram oferecidas cerca de 40 mil vagas, em aproximadamente 250 cursos de qualificação e desenvolvimento profissional.

Os cursos são contratados pela Prefeitura junto a instituições nacionais de renome como Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional da Indústria), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesc (Serviço Social do Comércio), Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e ainda o Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), instituição de ensino vinculada à Prefeitura.

Inscrições

Para este ano, já foram iniciadas as inscrições para 12 cursos (veja abaixo) totalizando 325 vagas. As inscrições se encerram de 7 a 21/01/2019, conforme o curso pretendido.

As inscrições devem ser feitas por meio da Central 156. O critério para matrícula é o socioeconômico, com mais chances para quem mais necessita. O programa Qualifica São José é coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Para fazer a inscrição nos cursos, basta acessar o site Prefeitura/Qualifica ou ligar para a Central 156. Somente a inscrição não implica em garantia da vaga. Os candidatos são selecionados por critério socioeconômico e, os selecionados, são então formalmente comunicados pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Todos os cursos são gratuitos e oferecidos conforme a necessidade do mercado, de acordo com levantamentos do Observatório do Trabalho, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Cursos com inscrições abertas

Básico em Departamento Pessoal – SENAC
Hospitalidade e Excelência em Serviços Hoteleiros – SENAC
Informática: Office e Internet – SENAC
Liderança – SESI
Organização de Eventos – SENAC
Photoshop: Tratamento de Imagem – SENAC
Depilação e Designer de Sobrancelha – Fundo Social
Pães e Bolos Lowcarb – SESI
Postura Profissional e Comunicação – SESI
Chocolate e Pão de Mel – SESI
Hortas Caseiras – SESI
Organização Pessoal no Ambiente de Trabalho – SESI

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mais informações
www.sjc.sp.gov.br/qualifica
Central 156

Botão Voltar ao topo