Caraguatatuba inicia na sexta-feira (10), o Projeto Verão no Clima, em parceria com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. A iniciativa prevê ações de educação ambiental nas praias Martim de Sá e Cocanha até o término do Carnaval.
De sexta-feira a domingo, 12 monitores estarão nas praias orientando moradores e turistas sobre a mudança do hábito do descarte irregular do lixo, além de alertar para a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente.
Os monitores iniciaram um treinamento na última sexta-feira (03/01), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), com capacitação de técnicos do Instituto Argonauta e da SMAAP.
Na capacitação foi abordado sobre problema do lixo no mar, agressão de seres vivos, atividades de educação ambiental da Prefeitura como Ecopontos, Coleta Seletiva e conduta das abordagens nas praias.
Também abordou temas como micro lixo, reutilização e reciclagem, consumo consciente, logística reversa, impacto do lixo na vida dos animais, preservação dos manguezais, animais domésticos na praia e informações sobre dengue e febre amarela.
Participam do projeto os municípios da Baixada Santista (Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente); do litoral norte (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião) e, do litoral sul (Iguape, Cananeia e Ilha Comprida).