O Vôlei Taubaté sofreu sua terceira derrota na Superliga Masculina de Vôlei 2019/2020. Em jogo disputado na noite da quarta-feira (8), em São Paulo, os taubateanos foram superados por 3 sets a 2 (parciais 25×18 / 25×22 / 28×30 / 19×25 / 20×22) pelo SESI. A partida foi válida pela 11ª rodada da competição.
Mesmo com a derrota, o Taubaté soma um ponto e chega aos 26 somados, terminando o primeiro turno na vice-liderança da Superliga Masculina. O líder é o Sada Cruzeiro (MG), com 30 pontos. O EMS Taubaté Funvic volta a jogar no próximo sábado, 11/01, quando enfrenta o APAN Blumenau, às 19h30, fora de casa.
O jogo: O técnico Renan Dal Zotto escalou como time inicial a formação com Rapha, Lucarelli, Douglas Souza, Lucão, Maurício, Mohamed e Thales como líbero. Entraram ao longo do jogo Lipe, Vissotto, Petrus, Carísio, Renan e Riad.
O primeiro set começou bastante equilibrado, com os dois times se estudando e apostando no saque tático. Melhor na defesa, o EMS Taubaté Funvic foi mais efetivo nas bolas de contra-ataque e teve nas bolas com os centrais sua principal força na primeira metade do set. O SESI cresceu na parte defensiva, mas não foi suficiente para buscar a reação. Com os ponteiros Lucarelli e Douglas Souza muito bem em quadra, o time taubateano administrou a vantagem e fechou o primeiro set em 25 a 18, em 29 minutos.
O segundo set começou com o SESI melhor em quadra, sacando forçado e tendo bom aproveitamento no bloqueio. O Taubaté tentou variar o saque e buscou as bolas de segurança com os ponteiros, mas continuou esbarrando na defesa do time da capital paulista. A reação veio efetivamente com boas passagens de Maurício e Mohamed pelo saque. Com mais volume de ataque, os taubateanos mantiveram a vantagem e fecharam em 25 a 22, em 29 minutos, fazendo 2 sets a 0.
O terceiro set seguiu bem equilibrado desde os primeiros pontos. O Taubaté seguiu sacando majoritariamente forçado, buscando quebrar o passe do SESI. O time da casa variou o saque buscando tirar as opções de passe do levantador taubateano. Os dois times se alternaram na liderança, mas sem abrir grande vantagem. O final do set foi equilibrado e cheio de emoção. O SESI chegou a ter 23 a 21, mas deu chance para o Taubaté reagir. Os visitantes buscaram a virada e tiveram quatro match points. O SESI não se entregou e evitou a vitória taubateana, buscando o empate e depois de dois set points, fechou em 30 a 28.
O quarto set foi de total domínio do SESI, que sacou melhor e foi superior em praticamente em todos os fundamentos. O Taubaté cometeu muitos erros e não conseguiu fazer funcionar as armas que lhe deram as vitórias nos dois primeiros sets. O SESI manteve o bom volume de jogo, o bloqueio funcionou e se manteve à frente para fechar em 25 a 19, forçando o tie-break.
O quinto e decisivo set começou equilibrado, com os dois times variando no saque. O Taubaté voltou a se encontrar e fez um set bom, com a recepção e o passe trabalhando bem e as bolas de meio ajudando bastante. O SESI manteve o bom volume de jogo e a decisão foi nos detalhes. O SESI chegou a ter sete match points, todos salvos pelo Taubaté, que lutou muito a cada bola até o final. Apesar da entrega, o SESI errou menos nos momentos decisivos e conseguiu fechar em 22 a 20, vencendo o jogo por 3 sets a 2. A partida teve um total de 2h51 de duração.
O melhor jogador em quadra, premiado com o Troféu Viva Vôlei, foi Fábio do SESI-SP.
O maior pontuador do jogo foi Alan, do SESI, com 21 pontos. Pelo EMS Taubaté Funvic, os maiores pontuadores foram Lucarelli, Mohamed e Lucão, os três anotaram 20 pontos cada.
Próximo jogo: O Taubaté volta a jogar no próximo sábado, 11/01, quando vai até Santa Catarina, onde enfrentará o APAN Blumenau, às 19h30, abrindo o returno da Superliga Masculina.