A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) iniciou no sábado (11), a terceira edição do Projeto Verão no Clima nas praias dos 16 municípios do litoral paulista. A abertura oficial ocorreu com a presença do secretário Marcos Penido à praia do Perequê Açu, em Ubatuba. As ações seguirão durante todos os fins de semana até o Carnaval.
A conscientização ambiental é o principal objetivo da iniciativa, que tem o apoio operacional das prefeituras, de ONGs e, neste ano, conta com o patrocínio da Brencorp Consultoria em Meio Ambiente.
O descarte irregular de lixo em áreas de lazer, em especial nas areias das praias paulistas, é um dos principais focos do projeto. “A preservação das nossas praias, da água e do saneamento depende de cada um de nós. É nossa responsabilidade recolher o lixo que geramos, seja na praia ou em qualquer outro lugar. Este trabalho de educação e conscientização ambiental é fundamental”, destaca o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
Os monitores estão abordando os frequentadores das praias e fornecendo informações para que cada um possa contribuir para um ambiente sustentável. Tendas foram montadas para o trabalho das equipes.
A abertura do evento contou também com a presença do subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani, do diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, do prefeito e do secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Delcio Sato e Guilherme Penteado; do secretário Daniel Fernandes que representou o prefeito de São Sebastião; da diretora da CETESB, Zuleica Perez, do diretor da SABESP, Ricardo Borsari e da coordenadora do Verão no Clima, Malu Freire.
Mutirões de limpeza
Para se ter uma ideia da importância das ações de educação ambiental, na edição anterior, somente o Projeto Verão no Clima recolheu mais de cinco toneladas de resíduos durante os mutirões limpeza.
O aumento da quantidade de detritos neste período de férias é um desafio para os municípios e para o meio ambiente. Dados da Prefeitura de São Sebastião apontam um acréscimo de cerca de 60% na quantidade de resíduos sólidos recolhidos, de 3.300 toneladas para 5.500 toneladas ao mês. Já Ubatuba dobra o número: de 40 mil toneladas para 80 mil ton/mês.
Importante destacar que o lixo descartado de maneira inadequada tem implicação na balneabilidade das praias, classificação que indica se a água está própria ou imprópria para o banho. No estado de São Paulo, essa análise é feita semanalmente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Além das atividades presenciais, haverá também ações virtuais, nas redes sociais. Acompanhe:
Facebook – https://www.facebook.com/VeraoNoClima/
Instagram – https://www.instagram.com/veraonoclima/
Site – https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/veraonoclima/
Ilha das Couves
Também no sábado, em Ubatuba, Penido visitou a Ilha das Couves, que teve no fim do ano passado as regras de visitação regulamentadas pela Fundação Florestal. A medida, tomada em conjunto com a comunidade caiçara, foi necessária para aliar o turismo à defesa de um patrimônio ambiental ecologicamente equilibrado. Durante o encontro, os representantes da SIMA conversaram com a população local sobre projetos para melhorar o tratamento de esgoto e a destinação de resíduos sólidos.