Jogando na noite da terça-feira (14), a equipe de vôlei de Taubaté venceu o Denk Academy Maringá Vôlei (PR) por 3 sets a 0 (parciais de 25×17 / 25×16 / 25×21), pela primeira rodada da Copa Brasil masculina de vôlei 2020.
Com a vitória, o time taubateano está classificado para a fase final da competição, que será disputada nos dias 24 e 25 de janeiro em Jaraguá do Sul (SC).
Na semifinal, que também será em jogo único, o Taubaté enfrentará o vencedor do confronto entre SESI-SP e Fiat/Minas. Essas duas equipes jogam nesta quarta-feira, às 20h, em São Paulo.
O jogo: O técnico Renan Dal Zotto colocou em quadra o time com formação inicial contando com Rapha, Lucarelli, Renan Bonora, Lucão Maurício, Mohamed e Thales como líbero. Entraram ao longo da partida Fabiano, Carísio, Petrus, Douglas Souza, Rogerinho e Riad.
O primeiro set começou bem equilibrado com os dois times buscando o saque forçado. O Maringá teve um início de partida melhor, com a defesa trabalhando bem e aproveitando os contra-ataques. O time visitante chegou a liderar o placar por alguns minutos. O Taubaté logo se encontrou na partida e retomou o controle do jogo. Variando bem o saque, o Taubaté forçou mais erros do adversário e passou à frente. As bolas com os centrais foram decisivas e o oposto Mohamed foi um dos principais pontuadores do set. Com ótimo aproveitamento no saque, o Taubaté encaminhou a vitória e fechou o set em 25 a 17, em 26 minutos.
O segundo set começou com o Taubaté melhor, aproveitando bem os contra-ataques e mantendo ótima efetividade na defesa e no bloqueio. Os donos da casa chegaram a abrir 5 a 1, mas o Maringá buscou a reação e encostou no placar. O Taubaté voltou a encaixar boas sequências de saque, variando bem o serviço e forçando erros de recepção e passe do adversário, e novamente abrindo vantagem confortável. Administrando a vantagem e com maior volume de jogo, os taubateanos fecharam por 25 a 16 em 26 minutos.
O terceiro set foi muito equilibrado. O Taubaté manteve o bom aproveitamento no saque, e o Maringá cresceu no jogo defensivo e no bloqueio. Pelo lado taubateano, o oposto Mohamed continuou sendo o homem da bola de segurança do levantador Rapha. A vitória taubateana começou a se desenhar com uma ótima passagem do central Lucão pelo saque, quando a equipe conseguiu abrir vantagem. Melhor no bloqueio e virando os contra-ataques, o Taubaté fechou o set em 25 a 21, vencendo a partida por 3 a 0, em 1h31 de jogo.
Próximo jogo: A Copa Brasil terá sua fase final disputada nos dias 24 (semifinais) e 25 (final) de janeiro, em Jaraguá do Sul (SC). Pela Superliga masculina, o Taubaté volta a jogar neste sábado, 18/01, às 18h contra o Ponta Grossa Vôlei (PR) fora de casa.
O Taubaté possui duas conquistas da Copa Brasil de vôlei. Os taubateanos levantaram o caneco nas edições de 2015 e 2017 do torneio.