publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Senac Pindamonhangaba recebe os primeiros alunos do Ensino Médio Técnico em Informática

Alunos no Senac Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

Na última semana, o Senac Pindamonhangaba deu as boas-vindas aos primeiros alunos do Ensino Médio Técnico em Informática, curso inédito no Vale do Paraíba, ofertado pela unidade com o intuito de acelerar a entrada de profissionais na área de TI. Os estudantes foram recepcionados por professores e colaboradores da instituição com dinâmicas, que promoveram a integração com os colegas de classe, curso e unidade escolar.

O primeiro dia de aula, em 27 de janeiro, foi marcado por uma atividade de caça ao tesouro. Os alunos foram divididos em grupos e tiveram que desvendar pistas que os levavam até os setores administrativos, salas de aula e laboratórios. Em cada local, a missão era descobrir, com a ajuda de um funcionário da área, como o departamento trabalha, adquirindo uma visão completa da unidade.

Intervenção artística. (Foto: Divulgação)

Em outra ação, o artista plástico Alligton Aurélio, conhecido como Batata, desenhou em um painel de tecido um par de asas que simboliza o nascimento de uma nova fase, tal qual a vivenciada pelos jovens no novo curso. Ele explicou às turmas a diferença entre pichação e grafite, convidando-as para expressar, em palavras escritas no painel, aquilo que estavam sentindo naquele momento. O resultado foi uma obra de arte que ficará em exposição na unidade.

“As atividades de integração tiveram o intuito de apresentar a unidade e o Jeito Senac de Educar, além de promover a sinergia e o fortalecimento das relações entre alunos e professores, e entre as próprias turmas, criando uma atmosfera propícia para o aprendizado. Pudemos sentir que os jovens estão entusiasmados e participativos, o que favorece ainda mais a formação integral e cidadã”, destaca Francine Prolungati, coordenadora do curso do Senac Pindamonhangaba.

Preparação para o mundo do trabalho
Voltado àqueles que já completaram o ensino fundamental, o Ensino Médio Técnico em Informática proporciona que os estudantes concluam o ensino médio com uma profissão e um projeto de vida, e preparados para o ENEM e demais exames de admissão das universidades brasileiras. O curso facilita a entrada de jovens profissionais no mercado de TI, que demandará 70 mil profissionais por ano até 2024, embora o país forme, anualmente, apenas 46 mil, de acordo com estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Para melhor preparar os estudantes para esse cenário, o Ensino Médio Técnico em Informática compreende toda a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e é dividido em áreas do conhecimento, não em disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física, língua inglesa e informática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física, química e informática); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia, filosofia e informática); e Matemática e suas Tecnologias (matemática e informática). Durante os três anos letivos, são desenvolvidos projetos que integram essas áreas do conhecimento e a formação profissional.

“Todo o material escolar e de apoio é disponibilizado em uma plataforma on-line para que os alunos tenham acesso ao conteúdo programático em qualquer data e hora. A mesma ferramenta também é utilizada pelos professores para agendar reuniões, demandar atividades, trabalhos e provas, e permite aos pais acompanhar em tempo real a evolução dos filhos nos estudos”, destaca Francine.

Além das atividades relacionadas a cada área, os alunos recebem suporte individualizado para desenvolver seu projeto de vida e carreira, em sintonia com sua história e suas vontades, e o projeto de formação profissional. Todas as aulas são dinâmicas e interativas, com simulação de situações reais em diversos ambientes da unidade, explorando toda a infraestrutura de laboratórios e espaços oferecidos. E todos os professores possuem formação sólida e experiência profissional na área. Para mais informações e inscrições, acesse: www.sp.senac.br/ensinomedio.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Botão Voltar ao topo