publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Carnaval de Antigamente é tema de exposição no museu de Pindamonhangaba

Fotos estão expostas na parte superior do museu. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, recebe até o dia 7 de março, exposição com fotos do Carnaval de Antigamente.

As 68 fotografias em exposição fazem parte do acervo de Eduardo Salles que conta com aproximadamente 3 mil fotos dos mais variados temas reunidas ao longo de muitos anos. A foto mais antiga exposta no musue é de 1920 , com membros da família Monteiro César Miné, em sua residência. Um clique de 1991 é o registro mais novo na exposição.

A segunda foto mais antiga que compõe a exposição é uma do bloco Cruz Vermelha, de 1923, com alunos da escola de Farmácia e Odontologia. A foto é muito interessante.

Foto de 1923 é a segunda mais antiga da exposição. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Também há fotos do primeiro bloco da cidade, o Flor de Abacate (1936); do Vai Quebrar, de 1940, do bloco do Corinthians, de 1941, dentre outros. Também podem ser conferidas na exposição momentos de diversos carnavais em Pindamonhangaba, seja na rua ou em clubes, como o Literário, a Ferroviária e o Basquete Clube.

Os Bruxos, no carnaval de 1976. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Blocos e escolas que embalaram muitos foliões em outras épocas, como Os Neros, Os Bruxos e USP (Unidos Sambamos por Pindamonhangaba), dentre muitos outros momentos podem ser conferidos na exposição ao som de antigas marchinhas carnavalescas.

Silva Netto durante cobertura do carnaval de 1970 em Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

A imprensa também faz parte da exposição, com momentos de profissionais da rádio Difusora, como Percy Lacerda, J. Marcondes, Silva Netto, entre outros, registrando a folia em Pindamonhangaba.

Bloco “Brotos de Pinda” no carnaval de 1954. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O museu fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3648-1779.

Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. (Foto: Allan Modesto/PortalR3)

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo