O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dando sequência aos eventos comemorativos de seu Jubileu de Ouro a ser completado em junho de 2020, exibe a coletiva de fotografias “Fora do Temp(l)o” com curadoria de Bianca Boeckel. Ambientada na Sala MAS/Metrô Tiradentes, a parceria entre a curadora e o museu aproxima o público de mais uma nova forma de arte que une criação com tecnologia.
Nos nichos expositivos do espaço são expostas 13 fotografias de duas séries de registros imagéticos contrastantes: uma imagem da série ‘Liquenscape’, do fotógrafo carioca Nelson Porto, e um recorte da série‘Chama o Bloco’, com imagens selecionadas em conjunto com Francisco Almendra, dos artistas Ana Carvalho, José Guilherme Leite, Lucas Bori, Micael Hocherman, Pedro Esteban e Rapha Silva.
Enquanto ‘Liquenscape’ destaca o registro ampliado da imensidão do Pico das Agulhas Negras e a contemplação do sagrado no eterno e no vazio fora do tempo, o coletivo que retrata o Carnaval em “Chama o Bloco” se aproxima do pro-fano — aquilo que está fora do templo — através de um mergulho no êxtase presente na maior festa dos homens.
A polaridade entre os dois temas se dá em diversos eixos: natureza vs. homem, vazio vs. cheio, fora do tempo vs. fora do templo. A dinâmica resultante leva a um diálogo entre formas e significados fortes – mesmo pertencentes a universos distintos.
Ao inserir tecnologia de ponta na criação de arte, é reservado ao visitante o papel de participar da obra. As experiências de realidade virtual que fazem parte de “Fora do Temp(l)o”abrem um novo espaço expositivo em três dimensões que cria memórias como a de quem viveu a cena na vida real.
“Fora do Temp(l)o” proporciona ao visitante o êxtase encontrado na interseção de duas experiências sagradas: a contemplação da natureza, e o mergulho na maior festa dos homens. Bianca Boeckel
Exposição: “Fora do Temp(l)o”
Artistas: Nelson Porto, Ana Carvalho, José Guilherme Leite, Lucas Bori, Micael Hocherman, Pedro Esteban e Rapha Silva
Curadora: Bianca Boeckel
Abertura: 15 de fevereiro – sábado – às 11hs.
Período: 16 de fevereiro à 22 de março de 2020
Horários: Terça a domingo, das 9hs às 17hs.
Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes – www.museuartesacra.org.br
Estação Tiradentes do Metrô – São Paulo – SP
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô
Número de obras: 13
Técnicas: fotografias e realidade virtual – VR
Dimensões: variadas