A Guarda Civil Municipal de Taubaté, por meio do projeto Guardião Azul, leva as escolas municipais palestras sobre a “brincadeira da rasteira” que se tornou conhecida através de um vídeo viral postado na internet.
O objetivo é que através de dinâmicas e interação com os alunos, sejam esclarecidas os perigos da brincadeira que já causou mortes e sérios danos. Durante essa semana, nos períodos manhã e tarde, agentes da Guarda percorrem algumas escolas ministrando a palestra. De segunda a sexta-feira serão visitadas as unidades dos bairros Quinta das Frutas, Jardim Gurilândia, Parque Aeroporto, Santa Tereza e Chácara Silvestre e a explanação se destina a jovens do 3º ao 5º anos.
O projeto Guardião Azul acontece em uma parceria das secretarias de Segurança Pública, Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social. Em três anos de atuação já atendeu 9 unidades escolares, atingindo quase 1.000 alunos dos bairros mais vulneráveis do município. As palestras abordam temas como respeito, bullying, ética, cidadania e outros que fazem parte da realidade e do cotidiano dessas crianças.