A prefeitura de Cruzeiro vem intensificando as ações para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue.
No último sábado, a equipe de combate a endemias realizou o serviço de limpeza em um terreno particular, localizado na rua Coronel José de Castro (Rua 5), no Centro. O proprietário deverá ressarcir o município pelo trabalho prestado.
De acordo com o Decreto 005, de 07 de janeiro de 2020, que institui Situação de Emergência na Saúde Pública do Município de Cruzeiro, os donos destes terrenos são notificados para efetuarem a limpeza em 48h. Não realizando no prazo, a prefeitura faz o serviço imediatamente e, além do ressarcimento, o proprietário deverá arcar também com uma multa.
Um drone é utilizado pela Secretaria de Saúde para identificar as áreas com possíveis focos de dengue. As equipes da prefeitura monitoram o interior das antigas fábricas da CCC na Rua Engenheiro Antônio Penido (Rua 2), Kimberly Clark no Itagaçaba e de outros pontos estratégicos da cidade.
Mesmo efetivando todas essas medidas, a prefeitura conta com o apoio da população para manter a cidade limpa e eliminar os criadouros do mosquito que transmite a doença.