A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) informa que a partir de sábado (22/02) até terça-feira (25/02) há condição para acumulados de chuva elevados por conta da influência do avanço lento de uma frente fria. A precipitação continuará de fraca a moderada, mas sua persistência, somada aos acumulados elevados, aumentam o risco para transtornos como alagamentos e deslizamentos.
As áreas mais afetadas serão: a Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Região Metropolitana de São Paulo e Campinas. No litoral paulista, o risco para alagamentos será maior, pois há previsão de agitação marítima alta, que impede o escoamento das águas. Na segunda-feira (24) e terça-feira (25), voltam as condições para pancadas de chuva no final da tarde acompanhadas de descargas elétricas.
Assim, em razão desses eventos, orientamos a todos para ficarem atentos a qualquer sinal de perigo, como alagamentos, enxurradas, desabamentos, deslizamentos de terra e ocorrências relacionadas com raios e vento. Em caso de emergência, avise imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
A orientação é para não atravessar locais alagados, não enfrentar enxurradas, não se banhar ou participar de pescarias, em rios e cachoeiras, durante ou logo depois de chuvas intensas.
Acompanhe as orientações da Defesa Civil pelo site www.spalerta.sp.gov.br.