Na próxima quarta-feira (26), o Santuário Nacional abre o tempo da Quaresma com a tradicional Missa de Cinzas. A celebração acontece às 9h no Altar Central da Basílica de Aparecida (SP) e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. A Eucaristia marca o início da Quaresma, principal período penitencial dos católicos.
Um dos momentos característicos do rito é a imposição de cinzas sobre a cabeça dos fiéis presentes na Missa. O sinal, distribuído unicamente na Quarta-feira de Cinzas, é sinal de penitência e desejo de conversão, práticas estimuladas pela Igreja, sobretudo durante a Quaresma.
A tradição da imposição das cinzas no início do período de preparação para a Páscoa é registrada oficialmente a partir do século XI. Porém, desde a Igreja primitiva, os fiéis se utilizavam deste símbolo para reconhecer a fragilidade e mortalidade, ao mesmo tempo em que evocava humildade e penitência.
Além da missa das 9h, as cinzas também serão impostas durante as outras cinco celebrações do dia. Elas acontecem às 6h45, 10h30, 12h, 16h e 18h.
Imprensa – Os profissionais de imprensa que desejam realizar a cobertura jornalística da missa da Quarta-feira de Cinzas devem solicitar previamente o credenciamento de imprensa junto a Sala de Imprensa do Santuário Nacional. Após a celebração, Dom Orlando Brandes atenderá os jornalistas. As solicitações devem ser enviadas no e-mail [email protected].