Lá fora, o termo Startup começou a aparecer em meados dos anos 90, mas aqui no Brasil ele entrou no dia a dia da maioria dos empreendedores no final dos anos 2000, quando a web se consolidou de vez como uma ferramenta de negócios.
O nome Startup já entrega boa parte do conceito por trás dessas empresas. “Startup” vem do verbo “start”, que em português significa “começar”, “iniciar”. A partir daí basta ligar os pontos e compreender melhor o que elas são.
Startups consistem em empresas que estão dando os passos iniciais em suas atividades e necessariamente almejam explorar atividades inovadoras no mercado. Novidade e tecnologia são as palavras de ordem quando o assunto são Startups.
Não por acaso, tais empresas buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, sempre com uma característica básica: investir em modelos de negócios escaláveis e que sejam repetíveis.
Saiba inclusive que muitas das grandes empresas que hoje fazem parte do seu dia a dia vieram ao mundo como Startups. Google, Microsoft, Yahoo! e o Facebook são apenas alguns exemplos.
Como criar uma Startup?
Agora que você sabe que Startups são empresas que investem em uma atividade inovadora, repetível e escalável, já é possível ter uma noção de como dar início para uma. Por isso, veja a seguir algumas dicas de como iniciar a sua startup.
Analise se a sua ideia possui mercado
Toda e qualquer Startup inicia com uma ideia. No entanto, não basta ser uma ideia comum, é necessário ser uma ideia inovadora. Quando há cheiro de novidade no ar, então é sinal de que a Startup tem tudo para se desenvolver.
Uma ideia inovadora implica em algo que seja capaz de suprir uma determinada necessidade do mercado. Reparou como o Google e a Microsoft conseguiram suprir tais necessidades quando surgiram?
Pois então, uma Startup é assim, inovadora e apresenta um negócio com ampla possibilidade de crescimento. Por isso, ao ter uma ideia, pense qual problema era poderá sanar no cotidiano das pessoas.
Ao encontrar qual necessidade e dor do público o seu serviço ou produto poderá resolver, então parabéns, o passo inicial para ter uma Startup foi dado.
Crie uma identidade visual
Com a ideia devidamente engatilhada e o público-alvo da sua Startup definido, é importante também elaborar uma marca. Lembre-se que uma marca vai representar o conceito do seu negócio na mente do público.
A marca será a representação visual da sua Startup e por essa razão ela é muito importante. Sendo assim, toda a criação da marca e identidade visual deve ser muito bem pensada.
Defina quais serão os meios para divulgar a sua Startup
Não adianta fugir, pois quando se fala na divulgação da Startup é fundamental poder contar com uma boa presença online, ainda mais se levarmos em conta o fato de que todas as ideias inovadoras e escaláveis atualmente depende basicamente da internet.
Ter um site, nesse caso, é o acessório principal da sua Startup. Acredite, sem um site a sua ideia inédita e promissora será apenas uma ideia que ainda não saiu da sua cabeça.
Para conferir um verniz mais profissional para o seu projeto web, não se esqueça de um bom serviço de hospedagem de sites.
O serviço de hospedagem de sites é fundamental para trazer ao seu site recursos que podem ser relevantes dependendo do segmento de atuação da sua Startup. Entre eles estão backups frequentes e velocidade no carregamento das páginas.
Com um site em mãos, você já pode pensar também em outros meios de divulgação e de reforço da sua presença online. É aí que entra a produção de conteúdo em canais de vídeos, redes sociais e blogs.
Apresente a sua Startup e busque financiamento
Com os seus objetivos e modelos de negócios já devidamente definidos, chega a hora de apresentar a sua Startup, bem como buscar a parceria de empresas capazes de acreditar e investir na sua ideia.
Nesse caso é importante preparar um pitch. Essa ferramenta contém todas as informações necessárias a respeito da sua Startup, apresentando as ideias e os objetivos de forma clara, persuasiva e detalhada.
Hoje em dia os tipos de investidores mais atuantes no auxílio de Startups são chamados de Investidores Anjos. Eles normalmente injetam investimentos na etapa inicial da Startup. Além disso, atuam como conselheiros e orientadores.
Há também as Aceleradores, que efetuam investimentos capazes de tornar ainda mais rápido o crescimento de uma Startup.
Outro método para angariar parcerias é utilizar plataformas de financiamento coletivo, como, por exemplo, o Catarse. Nesse caso é necessário divulgar a Startup na plataforma e estabelecer metas de recebimento de doações.
Startups são inovadoras e podem ser muito lucrativas
A gente sabe que é difícil ter aquela ideia capaz de fazer todo mundo se perguntar “como não pensei nisso antes?”. Por incrível que pareça, as melhores ideias surgem das soluções mais simples.
Por isso, para que a semente de uma Startup seja plantada, é preciso ter um bom conhecimento a respeito do atual contexto tecnológico em que vivemos e analisar o que pode ser melhorado.
Se você tem uma ideia revolucionária e acredita que pode mudar o cotidiano das pessoas com a sua solução, então comece agora mesmo o seu plano de negócios. Quem sabe não está aí a próxima Startup de sucesso do Brasil.