Novo comandante é empossado na Academia de PM do Barro Branco em SP

Na ocasião, foi inaugurado a galeria de retratos de comandantes da APMBB (Foto: Nathália Costa)

A Academia de Polícia Militar do Barro Branco realizou, na tarde desta quarta-feira (10), uma cerimônia para formalizar a passagem de comando. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, prestigiou a solenidade, que aconteceu na sede da unidade, na zona norte de São Paulo.

O novo comandante da unidade tem 50 anos e ingressou na instituição em 1988. Antes de assumir a APMBB, em substituição ao coronel Paulo Henrique Fontoura Faria, o coronel Alexandre Monclus Romanek estava à frente do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 11 (CPA/M-11).

“Os instrutores têm a missão de fazer com que os seus alunos evoluam e essa é a grande missão do coronel Romanek nessa escola de civismo, uma escola de soldados e comandantes”, destacou o general Campos.

Ao longo da carreira, o coronel Romanek também comandou o 3º BPChq e o 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). Enquanto oficial superior ainda serviu o 3º Batalhão e o Comando de Policiamento de Choque, como coordenador operacional e chefe do Estado Maior, respectivamente.

O coronel Romanek enalteceu que é uma honra assumir o comando da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. “Agradeço por todo o trabalho que o comandante Farias executou e deixou de alicerce para nós. Na passagem de comando dele, eu estava presente e é uma honra tê-lo na minha própria passagem”.

O novo chefe da APMBB possui cursos de Controles de Distúrbios Civis, Policiamento em Praças Desportivas, Polícia Judiciária Militar, Instrutor de Tiro, Instrutor de Direção de Veículos de Emergência, Gerenciamento de Crises, Técnicas de Ensino, no Estado de São Paulo, além do Curso de Tática (COT), no Paraná.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

O oficial ainda participou de diversas comissões, instruções e palestras na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), na Força Nacional, nas secretarias Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) e Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) no contexto de padronização das tropas de choque em âmbito nacional.

Trajetória do ex-comandante

À frente da Academia desde maio do ano passado, o coronel Paulo Henrique Fontoura Faria deixa o cargo para ser transferido para o gabinete do Comando-Geral da PM. Ele ingressou na instituição como aluno-oficial em 1985, como aluno oficial da APMBB, sendo declarado aspirante a oficial em 1989.

Além de bacharel em Direito e mestre em Gestão de Recursos de Defesa pela Escola Superior de Guerra, é doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Também possui Cursos de Técnica de Ensino, de Inteligência de Segurança Pública e de Gestão Contemporânea da Qualidade.

Foi promovido em todos os postos da instituição por merecimento e, ao longo da carreira, serviu o 3º e o 30º BPM/M, o Estado-Maior da PM e o Centro de Inteligência da Polícia Militar. Enquanto oficial superior ainda comandou o Estado Maior do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e comandou o CPA/M-6 e o CPM.

Sobre a Academia

Destinada, exclusivamente, a formar oficiais e a especializá-los em cursos e estágios específicos, a unidade conta atualmente com o Curso de Formação de Oficiais (CFO), equivalente a uma graduação, além do Curso Superior de Tecnólogo de Administração Policial-Militar e os cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Superior de Polícia (CSP), equivalentes a mestrado e doutorado, respectivamente.

Inauguração da galeria de comandantes da APMBB

Na ocasião, foi inaugurado a galeria de retratos de comandantes da APMBB. A galeria foi criada com o objetivo de homenagear, relembrar e criar um registro histórico de todos as autoridades que já estiveram à frente da unidade desde a sua criação.

Botão Voltar ao topo