Bispos, sacerdotes e diáconos de 39 cidades paulistas realizam, na manhã da próxima terça-feira (17), uma peregrinação ao Santuário Nacional. Realizado pela quinta vez na Basílica de Aparecida (SP), o encontro reúne o clero da Arquidiocese de Aparecida e das dioceses de Caraguatatuba, Lorena, São José dos Campos e Taubaté em uma romaria conjunta. A peregrinação acontece anualmente durante a Quaresma, como forma de preparação para a Páscoa.
Cerca de 200 religiosos participam do encontro. A programação se concentra no período da manhã e contempla um retiro, momentos de oração, reflexão, confissões entre sacerdotes, missa e uma procissão até o Nicho onde está a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Diante da Padroeira, a romaria é encerrada com o canto da Salve Regina, tradicional hino mariano entoado na liturgia católica.
Além de seu caráter penitencial, a peregrinação também se configura como um momento de encontro entre o clero da Província Eclesiástica de Aparecida, como é chamada a região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte Paulista. Além das orações, os sacerdotes aproveitam para compartilhar os desafios e as experiências do trabalho realizado pela Igreja Católica na região, que realiza fronteira com a Grande São Paulo e os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Com cerca de 16 mil quilômetros quadrados, a Província de Aparecida compreende do território da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Ao todo, mais de 150 paróquias estão localizadas na área, atendendo quase 2,5 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE.