O governo de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (23) que o teste para coronavírus do coordenador do centro de contingência contra a doença em SP, o médico David Uip, deu positivo. A informação foi dada pelo próprio governador do estado, João Doria, em suas redes sociais. O exame foi feito no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, na tarde de hoje.
Nos últimos dias, Uip participava diariamente das entrevistas coletivas realizadas no Palácio dos Bandeirantes por autoridades paulistas sobre ações contra a disseminação do vírus no estado. Entre outras autoridades, além de Uip, participavam das entrevistas o governador, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o secretário de Saúde do estado, José Henrique Germann Ferreira.
Em vídeo divulgado nas redes sociais à tarde, Uip disse que decidiu fazer o teste porque acordou na manhã de hoje com febre baixa e com tosse. Ele ressaltou que estava se sentindo bem e, caso o teste desse positivo, seguiria o protocolo para esses casos, ficando isolado em casa.
O governador do estado, João Doria, confirmou que irá realizar o teste do coronavírus em razão de ter estado em contato com o médico.
Em nota, a prefeitura de São Paulo disse que o prefeito Bruno Covas, seguindo orientação da sua equipe médica, vai se submeter ao teste e ficará isolado, trabalhando em seu gabinete, até que o resultado seja publicado. O prefeito passa por tratamento contra um câncer.
Informo que o resultado do exame do Dr Davi Uip, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, deu positivo para COVID-19. Ele está isolado, passa bem e permanecerá em sua residência. Há pouco me submeti ao teste e, assim que obtiver o resultado, divulgarei.
— João Doria (@jdoriajr) March 23, 2020