A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo disponibilizou o calendário oficial de competições para o ano de 2020. Atletas iniciantes, em formação, profissionais e da melhor idade, em todas as regiões do estado, estão contemplados. Somados, os eventos movimentam mais de 300 mil pessoas.
Como novidades, a Secretaria unificou a disputa dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, sem diferenciação por primeira e segunda divisões. Foi criada também uma nova competição para pessoas com deficiência.
Com a unificação, os Jogos Abertos da Juventude terão atletas com idade máxima de 19 anos de idade, e não mais 18 anos, como era até o ano passado. Já os Jogos Paralímpicos do Estado terão quatro modalidades (atletismo, bocha, natação e supino raw), com todos os detalhes de instalações, alojamentos e transporte acessíveis e adequados aos atletas.
“Ouvindo todos os participantes e organizadores, chegamos a este formato. Visamos assim atender a solicitações da comunidade esportiva, com grande participação dos municípios. Nosso empenho é sempre para manter e ampliar o status de São Paulo como polo do esporte no Brasil”, disse o Secretário de Esportes do Estado, Aildo Rodrigues Ferreira.
Todos os regulamentos e o calendário estão à disposição no site oficial da Secretaria, pelo link www.esportes.sp.gov.br/regulamentos-2020/.
Com o novo calendário, a Secretaria de Esportes atenderá as seguintes faixas etárias de acordo com os torneios:
– 13 aos 16 anos: copas (basquete, futsal, handebol e vôlei);
– 16 a 19 anos: Jogos Abertos da Juventude;
– a partir dos 15 anos: Jogos Regionais e Abertos;
– a partir dos 12 anos: Jogos Escolares;
– a partir dos 60 anos: Jogos da Melhor Idade.