Diante de um cenário de 2.201 casos confirmados de coronavírus no Brasil e 46 mortes, das quais 40 mortes no Estado de São Paulo, a Prefeitura de Taubaté decidiu fazer um novo ajuste no formato de divulgação de casos suspeitos e confirmados da doença.
Este ajuste foi definido pela Secretaria de Saúde de Taubaté e aprovado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento do Coronavírus na reunião desta quarta-feira, dia 25 de março.
Com isto, todos os casos suspeitos de coronavírus anteriormente notificados e que tiveram a coleta de amostras para exames voltam a ser divulgados na lista de atualização. Também serão divulgados dados de pacientes internados e óbitos que eventualmente venham a ocorrer.
O objetivo é reforçar a conscientização da população de Taubaté sobre a gravidade da doença, em apoio às decisões restritivas reforçadas pelo governo do Estado.
Atualização
A Vigilância Epidemiológica confirmou nesta quarta-feira, dia 25 de março, um caso de coronavírus de um paciente morador de São Paulo que está internado no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT). O paciente é do sexo masculino, tem 67 anos e está em situação estável. Ele veio visitar a família em Taubaté e se sentiu mal.
Até agora, foram coletados 153 exames de pacientes com suspeita de coronavírus em Taubaté. Deste total, 138 exames ainda seguem em análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Os suspeitos estão em isolamento social em suas residências. Outros 14 exames foram descartados. São oito pacientes internados em hospitais do município. Todos estão estáveis.
O primeiro caso de coronavírus de um morador de Taubaté foi divulgado no dia 18 de março. A paciente de 35 anos é moradora da região central e viajou para a Espanha. Ela também está em isolamento social.