publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Jacareí comemora 368 anos e conta com compromisso de parceria da Suzano em projetos sociais

Unidade da Suzano em Jacareí. (Foto: Divulgação)

Nos 368 anos de Jacareí, a Suzano reforça uma parceria que começou na década de 50, com a Indústria de Papel Simão. Hoje, com uma capacidade de produção de 1,1 milhão de toneladas de celulose por ano e muita história para contar, a empresa tem personagens que fazem parte da comunidade e compartilham muitas conquistas.

Um deles é Adriano Silva Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, que completa 30 anos de empresa em maio deste ano e 20 anos de voluntariado no Distrito de São Silvestre, onde fica a unidade da Suzano. “Meus pais trabalharam na empresa, quando ainda era a Indústria de Papel Simão e eu comecei na mesma fábrica como menor aprendiz. Morei na comunidade no entorno da empresa por 40 anos e sinto orgulho do meu trabalho, porque a Suzano mantém um diálogo constante com a comunidade para falar sobre as suas operações e estimula projetos sociais, visando oferecer suporte e independência financeira ao maior número possível de famílias”, conta.

Um dos exemplos de moradores da comunidade envolvidos nos projetos é Telma Ribeiro Pinto de Souza, 62 anos. “Para mim, o melhor resultado de participar dos projetos apoiados pela Suzano foi conseguir me livrar de um princípio de depressão. Antes eu só ficava em casa, agora tenho colegas que, como eu, conquistaram a sua independência financeira graças ao artesanato e estão expondo suas peças em outros estados”, comemora a artesã, que participa do Projeto “Mãos que Valem”.

Além deste projeto, Martins cita ainda o “Núcleo de Educação Ambiental”, que recebe escolas da região para aprender mais sobre sustentabilidade; o apoio de “Horticultura” para a JAM (Jacareí Ampara Menores), que auxilia jovens com dificuldade intelectual e física; e o “Programa Suzano de Educação”, que atende sete municípios do Vale do Paraíba, entre eles Jacareí que foi destaque nacional em 2019 no Prêmio Parceira pela Valorização da Educação (PVE).

“No Distrito de São Silvestre temos o “Pé na Bola, Cabeça na Escola”, um projeto com 204 participantes, em parceria com o Instituto Girinos e o “Práticas Sustentáveis”, que atende mil alunos de duas escolas: Escola Municipal José Éboli e a Escola Estadual Antônio José de Siqueira, que leva para os alunos o desenvolvimento socioeducativo por meio de práticas como compostagem, captação de água de chuva e horta orgânica”, explica.

Um dos projetos apoiados pela Suzano. (Foto: Divulgação)

Para o gerente executivo industrial da Suzano em Jacareí, Marcelo de Oliveira, é um orgulho fazer parte da história da cidade e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento social da comunidade. “A Suzano tem como meta, até 2030, contribuir diretamente para que 200 mil pessoas instaladas nas regiões onde atua saiam da linha da pobreza. Jacareí tem sido um modelo para que este propósito fique cada dia mais viável. Em especial neste momento em que nosso país vive, queremos fazer parte da solução”, conclui.

Sobre a Unidade Jacareí (SP)

A Unidade da Suzano em Jacareí possui capacidade para produzir 1,1 milhão de toneladas de celulose por ano, sendo que 91% dessa produção são destinados ao mercado externo. Os processos da Unidade Jacareí utilizam fonte energética proveniente de recursos naturais renováveis e respeitam os princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental. A unidade é autossuficiente na geração de energia elétrica, com mais de 80% proveniente de fontes renováveis: madeira e biomassa líquida, complementada por uma pequena porcentagem de gás natural. A unidade é referência pelo modelo europeu IPPC (Prevenção e Controle Integrado da Poluição).

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

* Com informações da assessoria da Suzano

Botão Voltar ao topo