Com a escolha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de Covid-19 (novo coronavírus), desde a segunda-feira (13), os atendimentos de urgência e emergência passaram a ser realizados no prédio do CEM/CEO (Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas), localizado no Jardim Primavera.
Para se adequar ao serviço de atendimento e oferecer uma atenção para toda a população e evitar contatos com possíveis pacientes contaminados pelo novo coronavírus, a unidade passou por algumas modificações.
O prédio contará com três entradas: a principal com serviços de triagem para atender os pacientes (adultos e crianças) da UPA e da farmácia; a segunda entrada será exclusiva para pacientes do setor de saúde mental e infantil, além da equipe do Protege; e a terceira: a área da piscina, da reabilitação, também servirá como canal de entrada para os demais atendimentos que ainda continuam na unidade.
Os setores de tratamento de hanseníase e tuberculose mantêm-se no CEM, bem como o ultrassom, os atendimentos médicos de especialidades e o Centro de Reabilitação. Todas as consultas tiveram as suas agendas reduzidas. Além disso, os pacientes foram orientados a irem ao prédio caso haja uma emergência e sem acompanhante.
A farmácia do CEM também funciona normalmente no local, das 8h às 15h, para medicamentos do Alto Custo. Para os demais medicamentos a farmácia funciona das 8h às 18h. O Setor de Odontologia do CEO está incumbido de realizar apenas atendimentos de urgência e emergência.
Por hora, as consultas de oncologia e o ambulatório de feridos foram transferidos para o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, n° 2.135 – Camaroeiro.
UPA Central
O antigo espaço administrativo da Secretaria de Saúde no Jardim Primavera será transformado em 80 leitos de isolamento para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19.
A nova configuração da UPA Central será da seguinte forma: 1º andar (UPA Covid-19 Adulta); 2º andar (UPA Covid-19 Infantil); e 3º andar (Leitos de Isolamento Covid-19).
No local, o paciente com suspeita da doença entra pela porta central e deixará o prédio por uma saída exclusiva.