Aviação do Exército e 12ª Bda Inf L realizam campanha de doação sangue

Medida visa auxiliar na manutenção dos estoques do hemocentro de Taubaté. (Foto: Aviação do Exército)

A Aviação do Exército (AvEx) e da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel de Caçapava, realizam mutirões de doação de sangue no hemocentro da cidade de Taubaté. Desde o dia 24 de março, diariamente, os militares estão se deslocando até o hemonúcleo para realizar as doações de sangue. A campanha nacional de doação de sangue do Exército Brasileiro, que normalmente é realizada a partir de junho, foi antecipada devido à situação da pandemia da COVID-19.

A medida faz parte do esforço nacional para mitigar os impactos causados pela pandemia da COVID-19 e unir esforços em apoio à população. As Força Armadas, em cooperação com diversos órgãos e agências governamentais nas áreas de Saúde e Segurança, estão cooperando para a prevenção e o controle do novo coronavírus no País, em cumprimento à determinação do Presidente da República. Mais uma vez, as Forças Armadas atuam como catalisadoras da união de esforços para a proteção e o fortalecimento do moral da sociedade brasileira.
Neste contexto, o temor é que os estoques de bolsas de sangue dos hemocentros fiquem esvaziados e comece a faltar para abastecer os hospitais da região. Assim, os militares foram mobilizados para antecipar as doações e manter os níveis de estoque satisfatórios.

Os deslocamentos para que estas doações ocorram de forma segura estão sendo feitos de forma escalonada, evitando aglomerações no hemocentro. Diariamente militares da AvEx e da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel estão comparecendo para fazer a doação de sangue, divididos ao longo do dia. Até o momento 150 militares das duas Organizações Militares já fizeram doações.

O hemocentro de Taubaté fica na Avenida Inglaterra, 190 – Jardim das Nações. Ele é o responsável por atender 30 municípios da região e abastecer os estoques de sangue de 25 hospitais do Vale do Paraíba.

Botão Voltar ao topo