O Dirigente Regional de Ensino da Região de Pindamonhangaba, Luis Gustavo Souza, falou com a reportagem do PortalR3, nesta quinta-feira, dia 16 de abril, sobre o programa Merenda em Casa e também sobre o retorno das aulas na Rede Estadual – de modo virtual.
O programa Merenda em Casa é um benefício do governo paulista para os estudantes da rede pública em situação mais vulnerável. Eles podem receber o subsídio no valor de R$ 55 mensais para a compra de alimentos, através do aplicativo PicPay.
Além de Pindamonhangaba, a diretoria abrange as cidades Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão e Tremembé. De acordo com o dirigente, cerca de 4.300 alunos tem direito a receber o auxílio e cerca de 70% já receberam.
Luiz Gustavo faz um apelo aos pais e responsáveis pelos alunos para que estes atualizem seus dados nas escolas, principalmente, o número de telefone. Essas atualizações podem ser feitas ligando para a escola.
A atualização é importante e ajudará ainda para um segundo momento que será no retorno das aulas, de forma virtual, a partir do dia 27 de abril.
Hoje, mais cedo, durante coletiva de imprensa em São Paulo, o governador João Doria afirmou que kits com materiais didáticos serão distribuídos aos alunos e que as aulas retornarão no dia 27. Os alunos ainda contarão com um aplicativo e com aulas na TV Cultura, que vai transmitir as aulas por meio dos canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação.
MERENDA EM CASA – passo a passo para o cadastro no PicPay
– Pesquise por “PicPay” nas lojas virtuais Apple Store (para dispositivos iOS) ou Google Play (para dispositivos Android) e faça o download do aplicativo.
– Crie uma conta no PicPay com seu nome, CPF e data de nascimento.
– Valide sua identidade. O usuário receberá notificações no aplicativo pedindo o envio de uma selfie e uma foto do RG ou carteira de habilitação. A medida garante a segurança do usuário no aplicativo e a confirmação da família como beneficiária do programa.
– Após a confirmação da selfie e do documento, o benefício é creditado na conta PicPay do usuário.
O benefício é oferecido aos alunos cujas famílias recebem o Bolsa Família ou vivem situação de extrema pobreza e não recebem o benefício federal, de acordo com o Cadastro Único do Ministério da Cidadania.
Compra de alimentos
– Não é necessário ter conta bancária ou cartão de crédito. É possível sacar o dinheiro em um caixa eletrônico da rede 24Horas e transferir o valor para outras contas, sem taxa adicional.
– O subsídio de R$ 55 será disponibilizado até o último dia útil do mês, sem descontos de taxas.
– Os beneficiários poderão fazer pagamentos por meio do celular em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos que aceitam PicPay. As lojas são identificadas por placas com o QR Code do aplicativo ou no próprio sistema de buscas da ferramenta digital.
https://www.portalr3.com.br/2020/04/sao-paulo-entrega-35-milhoes-de-kits-com-material-pedagogico-para-aulas-em-casa/
https://www.portalr3.com.br/2020/04/governo-de-sp-paga-beneficio-do-merenda-em-casa-a-732-mil-alunos/
https://www.portalr3.com.br/2020/04/sp-lanca-aulas-em-tempo-real-por-tv-aberta-e-celular-aos-estudantes-da-rede-estadual/