Em 14 de abril de 1945, integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) participaram da Batalha de Montese, uma das mais sangrentas da 2ª Guerra Mundial, mas que ficou marcada pela ruptura da linha defensiva alemã, abrindo caminho para retomada da Itália e posterior vitória dos aliados contra o nazismo e o fascismo.
Durante um evento nesta sexta-feira, dia 17 de abril, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Borba Gato, relembrou estes feitos em um evento reservado, devido a pandemia de coronavírus.
O evento simbólico aconteceu em frente ao monumento que homenageia a FEB e contou com a presença de Militares e de integrantes do grupo febiano Montese.
• Confira a galeria de fotos do evento
Na oportunidade, foi colocada uma corbélia de flores no monumento e ainda fixada uma placa doada pelo grupo Montese ao 2º BECmb. O grupo também doou uma bandeira ao Borba Gato.
O tenente-coronel Rabelo, subcomandante do Batalhão, falou sobre a importância de manter viva a história dos brasileiros na 2ª Guerra Mundial. (vídeo)
Maidel Branco, presidente do grupo Montese e um entusiasta da causa febiana, também falou sobre a história da FEB e que ela deve ser passada para gerações futuras. (vídeo)
Por seus trabalhos em prol de manter viva a história da FEB, Maidel foi homenageado com um certificado assinado pelo comandante do Exército, general Edson Leal Pujol.
https://www.portalr3.com.br/2020/04/75-anos-da-conquista-de-montese-pelos-aliados-na-2a-guerra-mundial/
HISTÓRIAS DO FRONT