O Instituto Argonauta realizou no último sábado, dia 11 de abril, a soltura de um Atobá-marrom macho (Sula leucogaster) na Praia Grande de São Sebastião, litoral norte paulista. O animal foi resgatado no dia 23 de março, pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, na Praia do Romance em Caraguatatuba – região do Porto Novo – e passou por cuidados especiais durante 15 dias antes de ser devolvido para seu habitat natural.
De acordo com os profissionais do Instituto, o animal foi encontrado com dificuldades para voar. Muito debilitado, estava caquético, apresentava sinais de desidratação e excesso de areia em suas penas. Apesar disso, estava em estado de alerta.
Antes da soltura, o animal passou por tratamento na Unidade de Estabilização de São Sebastião durante 15 dias, até se alimentar sozinho e conseguir alcançar voos. Foram realizados exames pré-soltura, cujo resultados apresentados estavam de acordo com os valores normais da espécie.
Atobás-marrons são comuns na costa brasileira, principalmente na região sudeste, onde, aqui na região se reproduzem no Arquipélago de Alcatrazes. Capturam suas presas mediante mergulhos rasos e vivem cerca de 25 anos, atingindo maturidade sexual em torno de três anos. Sua envergadura chega a 1,55m e sua altura 85 cm. Pesa em torno de 1,5kg.