Em 8 de maio, é celebrado o Dia da Cruz Vermelha.
Neste ano, em meio à pandemia da COVID-19, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho não poderiam deixar homenagear todos os seus voluntários e profissionais de saúde que trabalham incansavelmente na linha de frente para minimizar as consequências dessa realidade global, sempre seguindo os princípios fundamentais do Movimento.
Devido ao contexto do novo coronavírus, a cooperação entre os entes do Movimento em atividades de prevenção e resposta tem sido excepcional. Nos países cobertos pela Delegação Regional do Brasil, o trabalho das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha tem sido importante e recebe o apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. São muitos voluntários em sinergia. São histórias de dedicação e amor como a de Santiago, Nicolás, Thamires, Diego, Jaqueline, Victor Hugo, Rossana, Camilo e Florencia.
A Cruz Vermelha Argentina apoia o sistema de saúde pública; presta apoio psicossocial remoto a 50 mil pessoas; e reconecta pessoas separadas Já a Cruz Vermelha Brasileira distribui alimentos e kits de prevenção, auxilia na higienização de espaços públicos, apoia campanhas de vacinação e oferece apoio psicossocial. A Cruz Vermelha Chilena apoia governos locais com recursos humanos e materiais em ações de vacinação. A Cruz Vermelha Paraguaia acompanha a entrega de kits de alimentos ema escolas de zonas vulneráveis e apoia o governo com serviços de saúde e infraestrutura a pessoas em quarentena. E a Cruz Vermelha Uruguaia oferece atenção e acompanhamento remoto a pessoas, distribui kits de assepsia e de material informativo e promove cursos de formação online gratuitos sobre primeiros socorros e coronavírus.
Eles merecem aplausos!