Na segunda-feira (11), teve início a terceira etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza). Nessa fase, os grupos imunizados são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. A Prefeitura recebeu um lote com 48 mil doses que foram distribuídas nas 40 Unidades Básicas de Saúde.
De acordo com a alteração do calendário da campanha, a terceira etapa foi dividida em duas. O restante do grupo dessa fase que corresponde a professores de escolas publica e privadas e adultos de 55 a 59 anos começaram a ser imunizados a partir do dia 18.
Imunizados
Jeniffer Peruncelli Bertaqui, 38 anos, levou a filha Melissa de 3 anos para se imunizar na UBS do Parque Industrial. “Ela chorou um pouco porque tem medo, mas foi tranquilo. Vacinação é uma questão de saúde pública, é preciso se proteger para proteger as outras pessoas também.”
Thainá Elvira Torres de Souza, 22 anos, levou Sofia, de 4 anos, para vacinar. “A vacinação é importante para mantê-la bem e saudável, para que assim não tenha o risco de ter doenças.”
Marcia Cristina Henrybon, 41 anos, levou João Victor, de 2 anos e 4 meses, para se imunizar. “Para mim eu acho muito importante a vacinação, nunca deixei atrasar nenhuma dose dele porque previne das doenças. Eu acredito e confio na ciência”.
Joice Lara Rodrigues de Souza, 34 anos, grávida de 8 meses, foi tomar a vacina também na unidade do Parque Industrial. “A importância de me imunizar é para proteção minha e do bebê, para não ter o contágio e nesse período eu posso ficar mais vulnerável.”
Balanço
Até o momento, os grupos com maior quantidade de vacinados foram os idosos (85.397 doses aplicadas), profissionais de saúde (22.169) e pessoas com comorbidades (26.185). Em São José dos Campos, mais de 140 mil pessoas já se vacinaram.
Os integrantes dos grupos anteriores da campanha ainda podem continuar se vacinando.