Buscando apoiar os trabalhadores dos serviços públicos essenciais em momento de escassez de equipamentos, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) doou equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool em gel a municípios de cinco estados brasileiros. No Brasil, a Delegação do CICV tem realizado uma série de ações para apoiar as autoridades locais para prevenção do avanço da COVID-19
As cidades de Florianópolis (SC), Duque de Caxias (RJ), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES), parceiras na implementação da metodologia do Acesso Mais Seguro (AMS), receberam doações de máscaras N95, máscaras descartáveis triplas, mais de 1,5 mil litros de álcool em gel 70%, aventais cirúrgicos descartáveis e outros equipamentos de proteção individual entre os dias 11 de maio e 14 de maio.
Além disso, estão em curso ações para reforçar o respeito e os cuidados com a saúde física e mental dos profissionais da saúde, da assistência social e da educação. Os profissionais que estão nas linhas de frente contra a COVID-19 merecem ser valorizados por seus esforços que salvam vidas e por seus sacrifícios pessoais em meio a maiores riscos médicos.
“Durante esta pandemia, a segurança e a proteção das equipes de saúde e de serviços essenciais são fundamentais”, afirma a chefe da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca-Aeschlimann. “É importante que sejam garantidas condições de trabalho para que os profissionais possam continuar oferecendo assistência a pessoas afetadas pela COVID-19.”
“Quero agradecer a enorme contribuição do Comitê internacional da Cruz Vermelha que nos disponibilizou EPIs, uma vez que esses equipamentos são fundamentais ao enfrentamento da Covid-19. O mundo inteiro relata um alto índice de contaminação dos profissionais dentro dos hospitais e o mercado não está oferecendo esses equipamentos. Temos enfrentado dificuldade nessa aquisição, então essa oferta é muito bem vinda, oportuna e vai nos ajudar cada vez melhor a enfrentar a epidemia da Covid-19 em nosso município”, afirma a secretária de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.
No total, o CICV doou 3.060 unidades de álcool em gel 70%, 650 litros de álcool líquido 70%, 1.500 unidades de aventais cirúrgicos descartáveis e 11.200 unidades de máscara tripla descartável, entre outros itens de proteção a esses municípios parceiros do Acesso Mais Seguro. A redistribuição dos insumos aos hospitais, unidades de saúde, escolas e outras unidades de serviços públicos essenciais será feita pelas Secretarias Municipais e Estaduais.
Sobre o Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais
O aumento da população em áreas urbanas leva a uma preocupação, por parte do CICV, quanto ao aumento da violência armada e suas consequências humanitárias. A fim de prevenir e mitigar os riscos de incidentes de segurança em equipamentos públicos, foi desenvolvida a metodologia Acesso Mais Seguro Para Serviços Públicos Essenciais. A implementação do AMS prevê a sensibilização dos gestores e tomadores de decisão para a situação de segurança dos profissionais e pessoas que convivem com contextos violentos e inseguros no seu cotidiano.