Em apoio à Força Aérea Brasileira, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate, reiniciou, no final deste mês de maio, a Operação Cunha II.
A missão é um apoio de engenharia na manutenção da estrada de acesso à Estação Aeronáutica de Controle do Espaço Aéreo (EACEA-HCN), localizada na Pedra do Marco, no município de Cunha (SP), distante 75 km da cidade de Guaratinguetá, a uma altitude de 1.400 metros, na Serra do Mar, pertencente ao Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), sob coordenação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Guaratinguetá (DTCEA-GW).
Esta importante Estação Aeronáutica é composta por um sítio de antenas em VHF que é imprescindível para o fluxo de comunicação entre as aeronaves que voam na ponte aérea Rio-São Paulo.
O Batalhão Borba Gato, com seus maquinários pesados, trabalha na recuperação de 3 km da plataforma de rodagem da estrada, realizando serviços de terraplenagem, drenagem e nivelamento. Também estão sendo montadas armações em aço que serão utilizadas na concretagem das bandas de rodagem nos trechos mais íngremes da estrada, permitindo o acesso nos períodos chuvosos do ano.