publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Dia Mundial do Meio Ambiente: PNUMA promove reflexões virtuais para estimular ações reais

O Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. (Foto: reprodução)

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos unir virtualmente e marcar a semana do 5 de junho com uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.

O Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos unir virtualmente e marcar a semana do 5 de junho com uma série de atividades para estimular reflexões sobre o momento atual, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.

O Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou diversas atividades que serão transmitidas pelas redes sociais. O objetivo, segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia nos impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.

Ela explica que nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta Hamú.

Lives no YouTube do PNUMA
No dia 28 de maio, a live “Os desafios da Conservação no Brasil” deu início à contagem regressiva para a semana do meio ambiente. Com a moderação da jornalista Paulina Chamorro, dois especialistas conversaram sobre conservação a partir de diferentes olhares: Fernando Sousa, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, gestor de diversos parques e atrações naturais, e Beatrice Padovani, professora da Universidade Federal de Pernambuco e especialista em conservação marinha.

A próxima transmissão ao vivo, “Conexões entre a Natureza e a Humanidade”, será no dia 3 de junho, às 16 horas. No bate-papo, a pesquisadora da Fiocruz Márcia Chame e o psicólogo Alexandre Coimbra irão explorar a relação entre meio ambiente e saúde humana, tanto física quanto psíquica, e contarão com a moderação da médica Júlia Rocha.

Hora da Natureza: Reflexões sobre o Amanhã
Outros dois eventos especiais acontecem nos dias 4 e 5 de junho, realizados em parceria com o Museu do Amanhã. Na quinta-feira (4), às 16 horas, Rosiska Darcy e Sebastião Salgado se unem a Fábio Scarano para uma conversa de alto nível sobre meio ambiente, ser humano e os futuros possíveis que desejamos construir.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Já no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 17 horas, o cantor e ativista ambiental Lenine tocará os clássicos de sua carreira, intercalando músicas e conversas com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira. Na pauta: reflexões, histórias e inspiração. A transmissão será pelo YouTube do PNUMA e do Museu.

Articulação entre organizações
Para reforçar o caráter de cooperação e coletividade do Dia Mundial do Meio Ambiente, o PNUMA articulou uma rede de organizações parceiras em todas as regiões do país. Entre os dias 1º a 7 de junho, SOS Pantanal, Onçafari, Centro Sabiá, Projeto Coral Vivo, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Saúde e Alegria, Uma Gota no Oceano, Instituto Alana, Instituto Lixo Zero, Route Brasil e Engajamundo irão promover diversos diálogos e atividades em suas redes sociais.

Entre os assuntos que serão discutidos estão: como ser sustentável na quarentena, efeitos do aquecimento global na biodiversidade e nos recifes de coral, agroecologia e a interdependência na teia da vida e educação para o desenvolvimento sustentável. A programação completa está disponível no site do PNUMA e será divulgada durante a semana nas redes sociais do Programa.

Já o Green Nation orquestrou uma Mega Live no dia 5, a partir das 10 horas, marcando o Dia do Meio Ambiente. Durante seis horas seguidas, artistas, filósofos, cientistas, lideranças e educadores compartilharão suas visões sobre temas como os desafios do ensino digital, a situação atual das queimadas e do desmatamento na Amazônia e o futuro pós-pandemia. Também haverá atividades ao vivo sobre alimentação, jardinagem e bem-estar. Denise Hamú, do PNUMA, dividirá a mesa “Qual será o mundo pós COVID-19” com Ailton Krenak e Christiane Torloni, sob a moderação de Sergio Besserman, às 12 horas. A transmissão será pelo You Tube e pelo Facebook do Green Nation.

Conservação e ecoturismo
O Grupo Cataratas faz a gestão de seis parques e atrativos no Brasil, utilizando o turismo como ferramenta de educação ambiental e de inspiração para a conservação do meio ambiente. Parceiro do PNUMA desde 2017, neste ano preparou uma semana intensa de atividades em seus canais digitais.

A agenda, além de lives, conversas com especialistas e lançamento da animação Animáximos para o público infantil, trará o bate-papo “A retomada do ecoturismo no pós-covid” com Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, e Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem. A live será às 16 horas do dia 3 de junho. Outro destaque é o painel “Agora somos BioParque do Rio: um novo conceito de zoológico!”, no dia 4, às 14 horas. Ambos serão transmitidos pelo youtube.com/grupocataratas.

Explore a natureza sem sair de casa
Embora a população esteja em casa, para combater a pandemia do novo coronavírus, o site do Dia Mundial do Meio Ambiente oferece diversas ferramentas para impulsionar a ação coletiva #Pela Natureza. O Guia Prático do PNUMA sugere atividades para cada setor da sociedade se engajar neste período. Já o quiz testa os conhecimentos do usuário sobre a biodiversidade. O interativo “Explore a Natureza” leva o usuário a 25 lugares icônicos, como as Cataratas do Iguaçú e a Capadócia, explica sobre espécies locais ameaçadas e testa o conhecimento sobre o assunto.

Registre seu evento
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma global para informar, sensibilizar e impulsionar a ação em prol da natureza. Para facilitar o acesso à informação e a interação entre pessoas, o site oferece um mapa de registro de eventos. Pode ser uma aula de biologia sobre a fauna brasileira, um sermão ou culto sobre o valor espiritual da natureza, uma live de culinária com orgânicos ou um webinar de especialistas. Cada evento digital inscrito aparecerá no mapa global, permitindo que mais pessoas possam participar.

Eventos. (Foto: reprodução)

Botão Voltar ao topo