publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caçapava passa a contar com policiamento em bicicletas

(Foto: Divulgação/PMESP)

Desde quarta-feira, dia 8, a Polícia Militar iniciou na 3ª Cia do 46º BPM/I, em Caçapava o novo sistema de policiamento com bicicletas.

A 3ª Companhia, iniciou o patrulhamento as 14 horas na região central de Caçapava, contando com um efetivo de 05 policiais militares que atuam no Policiamento com Bicicletas. A frota, inicialmente de 05 bicicletas possibilitará maior mobilidade, onde as viaturas de 04 ou 02 rodas não conseguem chegar, (Praças, Calçadões, Mercado Municipal, eventos, etc.) além de proporcionar maior proximidade com a população.

Os policiais militares que utilizam as bicicletas tiveram intenso treinamento por aproximadamente uma semana, em assuntos específicos de condução, abordagens, comunicação, trânsito, policiamento comunitário, direitos humanos, técnicas não letais de intervenção, e procedimentos operacionais padrão (POP), entre outros.

O deslocamento em bicicletas deixa o policial em altura pouco mais elevada do que os pedestres, permitindo maior visibilidade, principalmente em locais de aglomeração de pessoas, ampliando o raio de ação do patrulhamento e potencializando sua eficiência.

Os veículos (bike) são do tipo montain-bike de fábrica, marca GPS, de 21 marchas, feitas de dura-alumínio, leves o bastante para serem transportadas pelo policial, se for necessário. Elas ainda possuem acessórios para transporte de água, talões etc., e contam com o grafismo especial da Polícia Militar, podendo ainda ser equipadas com mini sirene, no futuro.

Além disso, os policiais que trabalham com bicicletas utilizam uniformes específicos como capacete, óculos, camiseta, bermuda, luvas, além de algemas, gás pimenta, colete, pistola, e um radiocomunicador digital na frequência do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar).

Essa iniciativa certamente virá auxiliar a redução dos índices de criminalidade na cidade, principalmente em locais de grande concentração de pessoas.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo