A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba (Sesau) inicia a partir da próxima segunda-feira (20) mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Desta vez, a campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como público-alvo a população de 30 a 49 anos. A intenção é reforçar a imunização dessa faixa etária, mesmo que a pessoa já tenha tomado uma dose vacina.
Além disso, o objetivo é imunizar crianças e jovens, de seis meses a 29 anos que estão com a carteirinha de vacina desatualizada. Segundo a Vigilância Epidemiológica, “qualquer pessoa com idade entre seis meses a 59 anos pode aproveitar para atualizar a carteira de vacina durante o período de campanha”.
Até o momento, o município registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos. Em 2019 foram registrados 11 casos positivos da doença em Caraguatatuba. Nenhum deles veio a óbito.
A equipe da Vigilância alertou que as pessoas devem comparecer às unidades de saúde para se vacinar, mesmo com a circulação do novo coronavírus (Covid-19). “A pessoa deve respeitar as recomendações de distanciamento social e fazer o uso de máscara de proteção quando for receber a vacina”.
Sintomas do sarampo
A Vigilância alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.
Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.
Vacinação de rotina: meningite
A Sesau iniciou nesta semana uma ação para reforçar a importância da vacinação contra meningite em adolescentes de 11 e 12 anos, a maneira mais eficaz de prevenir a doença.
Pais e responsáveis por esses adolescentes que procurarem a UBS irão garantir a imunização da doença com a vacina ACWY, um imunizante articulado que protege contra quatro tipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. “Mesmo que tenha tomado a vacina contra o tipo C, o adolescente precisa receber a imunização para garantir a proteção dos outros três tipos de meningite”, ressaltou a coordenadora de vacinas e enfermeira da Vigilância, Danielle Rodrigues.
A meningite provoca inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus ou por bactéria (a mais grave). Por isso, crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar.
Onde encontrar as vacinas?
A vacina contra sarampo e a vacina ACWY (meningite) podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga (região central), Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário. A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto.
Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.
Confira o endereço das escolas municipais:
EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.
EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.