O Comando de Aviação do Exércico (CAvEx), com sede em Taubaté (SP) está auxiliando uma Força Tarefa que combate o incêndio na região da Pedra da Mina, na Serra da Mantiqueira, divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Militares 2º BAvEx utilizaram, na manhã deste domingo (19), dois helicópteros – um HM-1 Pantera e um HM-3 COUGAR – em apoio ao ICMBIO, nas ações de combate ao incêndio na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.
O incêndio começou no território mineiro e se alastrou atingindo na sequência a área de São Paulo, uma região de difícil acesso, cujo tempo para chegar pode se estender por até dois dias de caminhada.
As aeronaves da Aviação do Exército irão aumentar a capacidade de infiltração e exfiltração das equipes de brigadistas nas regiões de difícil acesso, onde ocorrem os focos de incêndio. A versatilidade, os diversos equipamentos embarcados e a grande capacidade de transporte de pessoal das aeronaves contribuirão para a redução no tempo de combate ao incêndio e na segurança do pessoal envolvido na operação.
No momento, os militares e as aeronaves atuam, em coordenação com os demais órgãos envolvidos, na Base de Operações na cidade de Itamonte-MG.