A terceira testagem realizada pela Prefeitura de São José dos Campos para verificar o nível de contágio dos moradores da cidade pela covid-19 apontou que 4% da população já tiveram contato com o vírus. A coleta das amostras aconteceu entre os dias 17 e 22 de julho, em todas as regiões da cidade.
O número é maior que o das duas pesquisas anteriores, realizadas em abril e maio, quando foram testadas 900 pessoas (300 em cada). Em ambas, o resultado apontou que 3,11% dos indivíduos submetidos ao teste tiveram contato com o vírus.
Agora, também foram testadas 300 pessoas, aleatoriamente, sendo que 12 apresentaram resultado positivo. Para a pesquisa foi considerada uma população de 721.944 habitantes. Os 4% de infectados correspondem a cerca de 30 mil pessoas contaminadas.
A amostra foi realizada de forma eletrônica distribuída por zonas populacionais proporcionalmente ao número de habitantes por região, com margem de erro de 4,26% para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.
A média das idades foi de 49 anos e 52% dos que aceitaram fazer o teste eram do sexo feminino. Das pessoas que testaram positivo, apenas 2 (16,6%) apresentaram sintoma gripal nas últimas 2 semanas.
Por meio da coleta de uma gota de sangue, o teste rápido é capaz de detectar a presença de anticorpos produzidos pelas células de defesa do corpo humano após o contato com o vírus. O resultado fica disponível no intervalo de 15 a 30 minutos após a realização.
Esse mapa pode ajudar a compor as estratégias da Prefeitura para as medidas necessárias de prevenção e enfrentamento à pandemia de covid-19.