Sítio do Picapau Amarelo recebe projeto de modernização em Taubaté

O projeto da empresa ConectaMUS, em parceria com a Prefeitura de Taubaté, tem como objetivo requalificar o museu a fim de intensificar a experiência do visitante. (Foto: Divulgação/PMT)

O Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, localizado no Sítio do Picapau Amarelo, vai passar por reformulação completa e ficará fechado ao público até dezembro de 2020.

O projeto da empresa ConectaMUS, em parceria com a Prefeitura de Taubaté, tem como objetivo requalificar o museu a fim de intensificar a experiência do visitante. Os recursos para a modernização no valor de R$ 200 mil foram disponibilizados por meio de um edital do ProAc (Programa de Ação Cultural de Modernização de Museus e Arquivo de 2019), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Uma equipe formada por historiadores, museólogos, designers e programadores vai criar uma nova expografia com a utilização de recursos tecnológicos para dar mais ênfase às obras de Monteiro Lobato.

Por fora, serão mantidas as características do casarão. A ideia é transformar a parte interna da edificação em um museu mais interativo, tecnológico e acessível à comunidade. A primeira etapa do projeto será a digitalização de um acervo composto por obras inéditas do escritor. Esse conteúdo será armazenado em um banco de dados que ficará disponível para pesquisa no novo portal interativo do museu que facilitará a interação do público com o acervo.
Outra mudança será na ambientação das salas do casarão, que passarão por repaginação estética. Nestes ambientes, o visitante terá uma nova experiência a partir de recursos tecnológicos como projeções em superfícies irregulares, histórias narradas em projeções multimídia, cenografia e outros métodos.

As apresentações teatrais com os personagens do Sítio, bem como as visitas guiadas serão mantidas nessa nova fase do museu, após a reinauguração.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo