Um lobo-guará foi capturado pelo Corpo de Bombeiros, na quarta-feira (5), em São José dos Campos. De acordo com a corporação, eles foram acionados quando o animal transitava pela avenida Dr. Adhemar de Barros, próximo ao Parque Santos Dumont. Segundo relatos de populares, o animal vinha correndo assustado da região oeste da cidade e, acabou ser capturado na região central.
O solicitante, no primeiro momento, informou a Central 193, do Corpo de Bombeiros, que visualizou um animal bem parecido com uma onça que atravessava o Anel Viário, indo para a Avenida Heitor Villa Lobos, sentido centro.
O animal adulto e sem ferimentos, foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e entregue aos cuidados do Policiamento Ambiental para que pudesse ser devolvido ao seu habitat natural. Ele foi solto dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.
“O Corpo do Bombeiro se alegra muito em contribuir para que mais um animal seja devolvido em condições a natureza. Visto que o Lobo-Guará corre o risco a extinção”, diz trecho da nota da Corporação.
Em 2019, a corporação fez 43.776 mil atendimentos relacionadas a animais no estado, uma média 119 salvamentos a animal por dia. Vale lembrar também que o lobo-guará, foi escolhido para ilustrar a nova cédula de R$ 200, está entre as 1.173 espécies da fauna ameaçadas de extinção.