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TikTok: formas de ganhar dinheiro com o aplicativo

Tik Tok. (Foto: divulgação)

O TikTok é uma rede social criada na China, onde é chamado de Douyin, em 2016. Trata-se deu ma plataforma de criação de vídeos curtos, onde você pode tanto criar quanto compartilhar seus vídeos e modificá-los a partir da inserção de áudios ou efeitos de maneira muito fácil e rápida.

Dados de 2018 indicam que o aplicativo, de propriedade da Byte Dance, encontra-se em mais de 150 países e é disponível em 75 idiomas, sendo que após seu rápido crescimento na Ásia, logo após sua criação, segui-se a sua ascensão no mundo ocidental, principalmente nos Estados Unidos, onde ele tornou-se o app mais baixado para iOS também em 2018, superando gigantes como Facebook, YouTube ou Instagram.

No Brasil, o TikTok vem crescendo de forma muito rápida, principalmente entre os jovens, vez que o aplicativo é muito dinâmico e permite a criação e o compartilhamento de conteúdo de forma simples. Desta forma, tendo em vista a ascensão e a lacuna de conteúdo que ainda existe nessa plataforma, você poderá usá-la para ganhar dinheiro com TikTok, e assim conseguir uma renda extra.

Torne-se umTikToker
Sendo uma rede social ainda em ascensão no Brasil, há espaço para produtores de conteúdo e influenciadores com os mais diversos interesses e áreas de “atuação”, como moda, vida saudável, gastronomia, séries e filmes, dentre tantos outros. Neste ínterim, vale ficar atento às áreas de seu interesse, onde você poderá conciliar seu gosto pessoal com certa visibilidade, o que pode levá-lo a conseguir capitalizar em cima.

Desta forma, criando uma espécie de marca pessoal, e determinando bem o tipo de assunto que quem lhe segue pode esperar encontrar, é muito mais fácil gerar engajamento e fidelizar seus seguidores. Uma dica é ser original e autêntico, evitando ficar só imitando o que pessoas famosas fazem, vez que você não irá criar um estilo próprio desse jeito.

Após gerar confiança e possuir um bom número de seguidores no aplicativo, pode-se pensar nas formas de gerar dinheiro a partir do seu conteúdo. A primeira forma pensada são os patrocínios, mas isso depende de você ser procurado por alguma marca – ou seja, não é algo que você possa ser proativo e começar já a partir de agora.

Então, vale a pena pensar em outras maneiras, como o marketing de afiliados, espécie de parceria que alguns sites do varejo proporcionam com influenciadores e pessoas que possuem alcance nas redes. Funciona assim: você indica algum livro ou celular, por exemplo, e põe o link para a compra do item para que as pessoas comprem por meio deste. Assim, após efetuada a compra, você receberá um percentual (que varia entre 2% e 5%, dependendo do site) que irá direto para sua conta.

Uma outra forma, que vem crescendo, é a impressão sob demanda, onde você cria produtos com a sua marca e, a partir de parcerias com empresas como a Shopify, que viabilizam a impressão da sua marca em qualquer tipo de produto – seja uma mochila, um boné, uma caneca de café, dentre outros – e a venda para os seguidores que se interessarem pelo produto que você criou. Obviamente, você recebe uma parte do dinheiro de cada venda.

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Produza vídeos para outros TikTokers
Uma vez que você esteja familiarizado com a criação e edição de vídeos por meio da plataforma de edição do TikTok, porque não receber dinheiro para fazê-los para outros influenciadores? O que ocorre é que os vídeos desta rede social possuem uma dinâmica e estilo próprios, e quem sabe editar bem pode ter realmente um diferencial em suas mãos.

Da combinação dos efeitos, de dublagens de som, de filtros disponíveis no app, dos recursos de split (dividir a tela), de stickers e de “mudança” no tempo do vídeo (acelerar, deixar mais lento), podem ser produzidos vários vídeos criativos e que você pode vender em plataformas como o Fiverr, onde podem-se ver anúncios de freelancers do mundo todo comercializando vídeos para o TikTok por até 25 dólares cada.

Ganhar dinheiro online: muito além do TikTok
O TikTok ainda é uma rede social nova, então as pessoas podem ficar algo receosas em investir seu tempo e dedicação em uma rede social que, apesar de estar em evidente crescimento, pode fatalmente tornar-se obsoleta logo (vale lembrar do Snapchat, que foi engolido em pouco tempo, mesmo após ser um sucesso por algum período).

Entretanto, os aprendizados e a visibilidade que você terá ao investir tornar-se um influenciador TikToker, por exemplo, podem ser utilizadas em outras redes sociais, uma vez que hoje em dia, neste mundo digital, as pessoas possuem contas em várias plataforma de relacionamento ao mesmo tempo, sem que isso seja um obstáculo a criar conteúdo em várias delas. O que vale, então, é a criatividade e originalidade, na medida em que redes sociais vão e vem, mas a marca pessoal é a que fica.

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