A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou nesta sexta-feira (14), em Lorena, as primeiras 53 matrículas individualizadas dos 1.337 apartamentos do Conjunto Habitacional Lorena A (CECAP). Para evitar aglomerações, o evento foi realizado de forma administrativa, na Casa da Cultura municipal, com a presença do secretário-executivo de Estado da Habitação, Fernando Marangoni.
Para o secretário Marangoni a regularização do CECAP é uma antiga reivindicação municipal e que estas 53 matrículas são apenas o primeiro passo para que demais moradores também recebam o documento. “Foi um trabalho árduo toda essa trajetória do processo de regularização e, hoje, as pessoas foram recompensadas por uma espera de muitos anos”, disse.
O Conjunto Lorena A (CECAP) foi entregue por fases em 1992 e 2006. No início de 2019, teve início o processo de desmembramento da área total do conjunto e, este ano, foram individualizadas 1.337 matrículas. Destas, mais de 500 estão os financiamentos quitados e os próprios mutuários já podem solicitar o termo junto à CDHU para registro de propriedade em cartório.
Agora, estes mutuários poderão obter a escritura de sua moradia e, dessa forma, se tornarão de fato os proprietários do imóvel. Isso lhe garante o acesso ao mercado formal de crédito ou até comercializar sua casa ou transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios.