Em cartaz desde junho, o Belas Artes Drive-In no Memorial da América Latina continuará pelo menos, até o final do mês de setembro. Dessa vez, a programação traz uma série de filmes inéditos, além dos clássicos que já fazem parte da identidade do drive-in.
De 25 de agosto até 06 de setembro, o drive-in exibirá filmes inéditos no Brasil, como a comédia uruguaia “Pornô para Principiantes”; o premiado no Festival de Gramado, “30 anos Blues”; “Três Verões”, de Sandra Kogut, com Regina Casé; “Alice Junior”, que foi exibido no Festival de Berlim desse ano; “Barretão”; e ainda receberá a abertura do 10 CineFantasy, com estreia mundial do terror nacional; “O Cemitério das Almas Perdidas”, de Rodrigo Aragão.
Além desses, filmes do grande diretor Martin Scorsese estão na seleção especial, assim como outros que marcaram a vida de cinéfilos, como “Entrevista com Vampiro”, “Seven – Os Sete Pecados Capitais”, “Quadrilha de Sádicos”, “Jovem Frankstein” e os brasileiros “Dona Flor e seus dois maridos”, “Bye bye Brasil”, entre outros. A OSESP continuará presente no drive-in, com exibições no telão de algumas das obras mais memoráveis da musica clássica mundial, na abertura de cada sessão.
PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira 18.08.2020
19h00 – O Iluminado
Quarta-feira 19.08.2020
17h50 – Tel Aviv em chamas
20h30 – Akira
Quinta-feira 20.08.2020
18h00 – Cantando na Chuva
21h00 – Donnie Darko
Sexta-feira 21.08.2020
17h50 – Os Melhores Anos de uma Vida
20h00 – Vestida pra Matar
23h00 – Interestelar
Sábado 22.08.2020
Não teremos sessões neste dia
Domingo 23.08.2020
17h50 – Sonic: O filme
20h00 – Interestelar
Terça-feira 25.08.2020
20h30 – Entrevista com Vampiro
Quarta-feira 26.08.2020
18h00: Depois de horas
20h30 – Apocalispse Now – final cut
Quinta-feira 27.08.2020
18h00 – Tel Aviv em chamas
20h30 – Os Infiltrados
Sexta-feira 28.08.2020
18h00 – Jovem Frankstein
20h40 – Space Jam
23h00 – Quadrilha de sádicos
Sábado 29.08.2020
18h00 – Asterix e o segredo da poção mágica
20h30 – Os melhores anos de uma vida
23h00 – Seven – Os Sete Crimes Capitais
Domingo 30.08.2020
18h00 – Space Jam
20h30 – Quem bate à minha Porta?
Terça-feira 01.09.2020
21h00 – Barretão
Quarta-feira 02.09.2020
18h00 – Adoniran – Meu nome é João Rubinato
20h30 – Pornô para principiantes
Quinta-feira 03.09.2020
18h00 – Bye bye Brasil
20h30 – 30 Anos Blues
Sexta-feira 04.09.2020
18h00 – Alice Júnior
20h30 – Dona Flor e seus dois maridos
23h00 – Três verões
Sábado 05.09.2020
18h00 – Três verões
20h30 – Bye bye Brasil
23h00 – Pornô para principiantes
Domingo 06.09.2020
18h00 – Dona Flor e seus dois maridos
21h30 – Abertura Festival Cinefantasy – O Cemitério das Almas Perdidas
SOBRE O BELAS ARTES DRIVE IN
Uma parceria entre o Petra Belas Artes e o Memorial da América Latina, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Belas Artes Drive-in estará aberto ao público a partir do dia 17 de junho. Um espaço destinado à exibição de filmes em que o público assistirá à sessão dentro de seu próprio carro, respeitando o isolamento social.
Sob orientação da área da saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus, o Belas Artes Drive-In seguirá protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios, estão a distância mínima de 2 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, compra via internet e exigência do uso de máscaras.
Durante junho e julho, o Belas Artes Drive-in exibirá 36 filmes divididos em 65 sessões, que acontecerão de terça a domingo. Foram selecionadas produções dos mais diversos gêneros, anos e autores, com o intuito de manter as principais características do tradicional Cine Petra Belas Artes, ou seja, exibir filmes de qualidade para um público plural que ama cinema e que, nesse momento, sente falta dos eventos culturais da cidade de São Paulo.
Para manter o distanciamento, o acesso ao áudio dos filmes será obtido por meio do rádio do carro, sintonizado em 107,5 FM – o método de transmissão é um dos diferenciais do projeto, que antes e depois das sessões terá músicas selecionadas pela Nomade Orquestra nessa mesma sintonia da rádio. A posição dos carros em fila será organizada pela equipe do evento, que posicionará carros maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição terão álcool gel e serão higienizados a cada uso. A equipe será responsável pela organização do espaço para que não haja nenhum tipo de aglomeração.
Serviço
Belas Artes Drive-In
Onde: Memorial da América Latina – Entrada pela Rua Tagipuru, s/no. – Portão 2
Quando: a partir de 17 de junho, de terça a domingo
Horários e Classificação indicativa: consulte a programação
Ingressos e combos deverão ser adquiridos antecipadamente através do site do Petra Belas Artes
Valores de Ingresso:
R$65,00 para carro com até 4 pessoas
Capacidade para 100 carros por sessão
Mais informações e vendas através do site:
FICHA TÉCNINCA DOS FILMES:
Apocalipse Now – Final Cut
EUA, 1979, cor, 182 min., drama, guerra, idioma: inglês (legendado), 16 anos.
Direção: Francis Ford Coppola
Versão definitiva, restaurada e remasterizada, da obra prima de Francis Ford Coppola. No Vietnã, em 1970, o capitão Willard faz uma viagem perigosa e cada vez mais alucinante rio acima para encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial promissor que ficou louco. Em um barco patrulha da Marinha cheio de inteligentes jovens de rua, um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco, Willard viaja cada vez mais para o coração das trevas.
Tel Aviv em Chamas
(Tel Aviv on Fire)
Israel, 2019, cor, 97 min., comédia, idioma: árabe (legendado), 12 anos
Israel, Palestina. Dias atuais. Salam, um charmoso palestino de 30 anos, mora em Jerusalém e trabalha como estagiário numa popular novela da Palestina, “Tel Aviv em Chamas”, que é produzida em Ramala. Todos os dias Salam tem que passar pelo posto de controle israelense para chegar aos estúdios de televisão. Ele conhece o comandante do posto de controle, Assi, cuja esposa é muito fã do programa. Para impressioná-la, Assi acaba se envolvendo com o roteiro do programa. Salam logo percebe que as ideias de Assi podem garantir a ele uma promoção como roteirista.
A carreira de Salam decola, até que Assi e os investidores da novela discordam de como a trama deve terminar. Espremido entre um oficial do exército e os apoiadores árabes, Salam só pode sair dessa com um golpe de mestre.
Entrevista com o Vampiro
(Interview with the Vampire)
EUA, 1994, cor, 123 min., fantasia, drama, terror, idioma: inglês (legendado), 14 anos.
Direção: Neil Jordan
Elenco: Tom Cruise, Brad Pitt, Stephen Rea, Kirsten Dunst, Antonio Bandeiras, Christian Slater.
São Francisco, anos 1990. Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flash-back, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.
Depois de horas
(After Hours)
EUA, 1985, cor, 1h 38 min., comédia, idioma: inglês (legendado), 14 anos.
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Griffin Dunne, Rosanna Arquette, Verna Bloom.
Em um café de Manhattan, o processador de texto Paul Hackett se reúne e fala de literatura com Marcy. Mais tarde naquela noite, Paul pega um táxi para o apartamento de Marcy no centro da cidade. Sua nota de 20 dólares voa para fora da janela durante a corrida anunciando a noite inesperada que ele terá. Ele não pode pagar pela corrida e encontra-se em uma série de situações embaraçosas e com risco de morte.
Os Infiltrados
(The Departed)
EUA, Hong Kong, 2006, cor, 151 min., policial, drama, idioma: inglês (legendado), 18 anos.
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson.
A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.
O Jovem Frankenstein
(Young Frankenstein)
EUA, 1975, preto & branco, 1h 46min, comédia , fantasia, ficção científica, idioma: inglês (legendado), livre.
Direção: Mel Brooks
Elenco: Gene Wilder, Peter Boyle, Marty Feldman.
Em uma faculdade de Medicina nos Estados Unidos, o Dr. Frederick Frankenstein dá aula sobre o sistema nervoso central. Um estudante lhe pergunta das pesquisas de Victor Frankenstein, seu avô, e ele afirma que aquele trabalho era insano. Ao descobrir que o avô deixou para ele de herança um castelo na Transilvânia, Frederick viaja até lá, e lê o livro deixado por seu antecessor sobre suas experiências em reanimar mortos. Apesar de cético, o médico decide colocar a teoria do avô em prática.
Space Jam – O Jogo do Século
(Space Jam)
EUA, 1996, cor, 1h 28min, comédia , fantasia, aventura, idioma: inglês (legendao), livre.
Direção: Joe Pytka
Elenco: Michael Jordan, Bill Murray, Del Harris.
Alienígenas querem que Pernalonga e sua turma tornem-se a principal atração de um parque de diversões. Prestes a ser capturado, Pernalonga propõe jogo de basquete em troca de sua liberdade. E para enfrentar o temível time dos Monstars alienígenas, o coelho convoca um importante reforço do basquete americano.
Quadrilha de sádicos
(The Hills Have Eyes)
EUA, 1978, cor, 89 minutos min., terror, idioma: inglês (legendado), 18 anos.
Direção: Wes Craven
Elenco: Susan Lanier, Dee Wallace, Russ Grieve
Nacionalidade EUA
Durante uma viagem de carro até a Califórnia, a família Carter, liderada pelo patriarca Big Bob (Russ Grieve), resolve fazer um breve desvio. Para sua desgraça, acabam em uma isolada área de testes da Força Aérea norte-americana, habitada por um grupo de canibais primitivos liderados pelo mutante Júpiter (James Whitworth).
Asterix e o segredo da poção mágica
(Astérix – Le Secret de la Potion Magique)
FRANÇA, 2019, cor, 1h 26min. , animação, família, aventura, idioma: português (dublado), livre
Direção: Louis Clichy, Alexandre Astier
Elenco: Bernard Alane, Christian Clavier, Guillaume Briat
Astérix e Obelix embarcam em uma jornada inédita. Dessa vez eles precisam ajudar o velho druída Getafix a encontrar um novo guardião para a poção mágica de Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia nas mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.
Seven – Os Sete Crimes Capitais
(Se7en)
EUA, 1995, cor, 126 minutos., policial, suspense, idioma: inglês (legendado), 14 anos.
Direção: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow.
Dois policiais, om jovem e impetuoso David Mills (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar, William Somerset (Morgan Freeman), são encarregados de uma periogosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.
Quem bate à minha Porta?
(Who’s that Knocking at My Door)
EUA, 1967, preto & branco, 1h 30min., comédia dramática, idioma: inglês (legendado), 16 anos.
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Harvey Keitel, Catherine Scorsese, Michael Scala.
J.R (Harvey Keitel) é um típico jovem ítalo-americano católico de Nova York. Mesmo adulto, ele continua se encontrando com um grupo de amigos para beber e fazer farra. Certo dia, conhece uma moça por quem se apaixona e, decidido a se tornar um homem sério e responsável, a pede em casamento. Ele se recusa a fazer sexo com ela, pois prefere aguardar até o dia da lua de mel. Porém, o sonho do casamento perfeito vai por água abaixo quando o rapaz descobre que a namorada foi estuprada no passado.
Barretão
(Barretão)
Brasil, 2019, cor e preto & branco, 1h 25min, documentário, idioma: portugês, 14 anos.
Direção: Marcelo Santiago
Elenco: Geneton Moraes Neto
Um relato sobre como futebol, cinema, fotojornalismo e a intimidade com o poder podem unir-se em uma figura protagonista da história brasileira: Luiz Carlos Barreto, mais conhecido como Barretão. Narrado em primeira pessoa, o documentário explora a visão de Barreto de si mesmo, contando sua trajetória artística e política, que se mistura com a história do cinema brasileiro como um todo.
Adoniran: Meu Nome é João Rubinato
(Adoniran: Meu Nome é João Rubinato)
Brasil, 2020, cor, 1h 32min., documentário, biografia, idioma: português, 12 anos.
Direção: Pedro Serrano
Elenco: Adoniran Barbosa, Carlinhos Vergueiro, Eduardo Gudin.
Adoniran Barbosa, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a personagem principal de suas canções e radionovelas. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público.
Bye bye Brasil
(Bye bye Brasil)
Brasil, Argentina, França, 1980, cor, 1h 40min, drama, aventura, idioma: português, 18 anos.
Direção: Carlos Diegues
Elenco: Betty Faria, José Wilker, Fábio Jr.
Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.
Dona Flor e Seus Dois Maridos
(Dona Flor e Seus Dois Maridos)
Brasil, 1976, cor, 1h 45min, comédia, idioma: português, 18 anos.
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Sônia Braga, José Wilker, Mauro Mendonça.
Durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente. Sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois apesar de ter vários defeitos, ele era um excelente amante. Após algum tempo ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranquila, mas tediosa, e de tanto “chamar” por Vadinho, um dia ele aparece nu na sua cama. Ela, então, pede ajuda a uma amiga, dizendo que quase foi seduzida pelo finado esposo. Um pai de santo se prontifica a afastar o espírito de Vadinho, mas existe um problema: no fundo, Flor quer que ele fique, pois ela tem um forte desejo que precisa ser saciado.
30 Anos Blues
(30 Anos Blues)
Brasil, 2020, cor, 1h 31min., drama, idioma: português, 16 anos
Direção: Andradina Azevedo, Dida Andrade
Elenco: Andradina Azevedo, Dida Andrade, Julia Ianina.
Após cinco anos afastado, Diogo (Dida Andrade) retorna a São Paulo e reencontra o amigo André (Andradina Azevedo), que enfrenta problemas no relacionamento com Júlia (Carol Melgaço). Cansado da rotina e da ausência da paixão do início de namoro, André passa a se interessar por outras mulheres ao mesmo tempo em que lida com a frustração de não conseguir trabalhar com Cinema, área em que se formou. Já Diogo voltou a morar com os pais e, sem rumo, se envolve com uma antiga namorada, Helena (Julia Ianina), quando a reencontra em uma reunião da turma da faculdade. O problema é que ela, atualmente, mantém um relacionamento estável com outra pessoa.
Alice Júnior
(Alice Júnior)
Brasil, 2020, cor, 1h 27min., comédia, idioma: português, 12 anos.
Direção: Gil Baroni
Elenco: Anne Celestino, Emmanuel Rosset, Surya Amitrano
Em Alice Júnior, Alice (Anne Celestino) é uma adolescente trans cheia de carisma que investe seu tempo fazendo vídeos para o Youtube. Um dia, seu pai Jean (Emmanuel Rosset) é transferido pela sua empresa no Recife para Araucárias do Sul, e eles precisam se mudar. Na nova escola, Alice enfrenta preconceitos ao se deparar com uma sociedade mais retrógrada do que estava acostumada. O desejo da menina é dar seu primeiro beijo mas, antes de tudo, quer o direito de ser quem ela é.
Três Verões
(Três Verões)
Brasil, França, 2020, cor, 1h 34min., comédia dramática, idioma: português, 14 anos.
Direção: Sandra Kogut
Elenco: Regina Casé, Otávio Müller, Gisele Fróes
Em Três Verões, Edgar (Otávio Muller) e Marta (Gisele Fróes) formam um rico casal que todo verão, entre o Natal e o Ano Novo, recebe amigos e família para festas em sua mansão à beira-mar. Entretanto, quem de fato organiza a casa e gerencia os empregados é Madalena (Regina Casé), que sonha em comprar um terreno para que possa abrir seu próprio negócio. Com isso, ela pede ajuda ao patrão, que lhe empresta dinheiro para ser descontado mensalmente de seu salário, sem imaginar no quanto seria envolvida em seus negócios.
O Cemitério das Almas Perdidas
(O Cemitério das Almas Perdidas)
Brasil, 2020, cor, 95 min, terror, idioma: português, 16 anos
Direção: Rodrigo Aragão
Elenco: Renato Chocair, Allana Lopes, Diego Garcias, Caio Macedo, Clarissa Pinheiro, Francisco Gaspar, Carol Aragão e Markus Konka
Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.
Pornô para principiantes
(Porno para Principiantes)
Uruguai, Argentina, Brasil, 2020, cor, 1h 43min., comédia, idioma: espanhol (legendado), 16 anos
Direção: Carlos Ameglio
Elenco: Martín Piroyansky, Nicolás Furtado, Carolina Manica
Victor (Martín Piroyansky) é um cineasta amador que está vendendo sua câmera para realizar seu casamento, quando um gangster do bairro o obriga a criar uma versão pornográfica de “A Noiva de Frankenstein”. Seu amigo Aníbal (Nicolás Furtado), viciado em pornografia, o acompanha nesta tarefa. A confusão fica ainda maior quando Victor se apaixona pela protagonista e atriz pornô internacional, Ashley Cummings (Carolina Manica).