Um adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Terra Nova, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo, venceu a edição regional, da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), do I Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA. Pela primeira vez, a Instituição realiza de forma virtual o tradicional campeonato da modalidade que já promovia presencialmente, devido à pandemia da Covid-19.
O rapaz e mais três adolescentes, dos CASAs Lorena, Tamoios e Serra da Mantiqueira (ambos centros de São José dos Campos), são os quatro primeiros colocados que representarão a DRVP na etapa estadual do Torneio, prevista para ocorrer nos dias 16 e 17 de setembro, também virtualmente.
As partidas de classificação ocorreram nesta quinta-feira (27), utilizando computadores com acesso à internet a partir dos próprios centros socioeducativos. Os jovens disputaram pelo sistema suíço, com número de partidas pré-estabelecido de acordo com o número de participantes e com até 15 minutos de duração cada.
No total, 26 adolescentes de 13 centros socioeducativos participaram. Ainda competiram jovens internados nos CASAs Atibaia; Guarulhos, Guayí e Serra da Cantareira, em Guarulhos; Itaquá, em Itaquaquecetuba; Arujá; Jacareí; Caraguá, em Caraguatatuba; e Taubaté.
“Foi um torneio muito desafiador, pois a versão on-line do xadrez é uma modalidade nova na Fundação CASA que, antes da pandemia, fazíamos presencialmente”, avaliou a diretora da Divisão Regional Vale do Paraíba, Marcela Giudicissi Rehder. “O meio virtual permitiu a realização de uma atividade esportiva promovida internamente há anos, dando continuidade à agenda pedagógica.”
Os jovens da DRVP se juntarão a outros 28 adolescentes que se classificarão nas disputas que acontecem nas outras sete divisões regionais da Fundação CASA até a primeira quinzena de setembro. Na fase estadual, portanto, serão 32 adolescentes representantes das oito divisões regionais da Instituição. O Torneio Estadual é organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da CASA.