O saneamento básico de Ilhabela está em processo de expansão, e além da construção da rede coletora, a Instalação das ETES e elevatórias entram em fase de finalização no arquipélago, após o investimento realizado pela Prefeitura, através da faculdade Mackenzie que elaborou o plano de saneamento, ouvindo a população nas diversas audiências públicas realizadas no município.
As ETES com elevatórias que estão em fase final de construção e serão entregues em no máximo três semanas são:
1. Armação
2. Costa Bela
3. Cocaia
4. Buraco Fundo
5. Reino
6. Armação
7. Santa Tereza
Outras doze estações elevatórias em processo de licenciamento e atenderão quase 70% do esgoto de Ilhabela. Em 19 de agosto, foi realizada uma vistoria técnica com o secretário do Meio Ambiente de Ilhabela, Eduardo Hipólito do Rego, junto a sua equipe e a da Sabesp, para definição de áreas elevatórias e das ETES (estação de tratamento de esgoto).
As sugestões dos pontos da ETE Curral, ETE Feiticeira e a ETE Central foram definidas para estudo de concepção; que será realizado pela equipe técnica da Sabesp, seguida da aprovação da Cetesb. A vistoria indicará os locais mais adequados e com maior potencialidade das instalações. O momento é de estudo de metragem de área quadrada mínima, para já dar andamento às necessidades da obra de instalação.
As comunidades tradicionais também serão pleiteadas, com o abastecimento das ETs, iniciando na Ilha de Vitória, já que ela tem uma situação crítica de abastecimento de água.