publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto aborda educação alimentar e saúde emocional dos professores em Pindamonhangaba

Legenda: Roda de conversa virtual com professores, nutricionista e endocrinologista. (Foto: Divulgação)

Cuidar de uma sala de aula já não era uma tarefa fácil, e, agora, o cenário atual da pandemia coloca ainda mais desafios aos profissionais de educação, especialmente aos professores, que são a linha de frente com os alunos. É por tudo isso que a educação alimentar, prevenção da obesidade e saúde emocional são os principais assuntos da terceira etapa do projeto Escolas Saudáveis, executado pela Evoluir, com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. Realizado em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação de Pindamonhangaba, o projeto estimula a adoção de práticas alimentares saudáveis e aborda a importância do autocuidado, considerando os aspectos socioemocionais dos educadores.

Embora o Escolas Saudáveis tenha como foco principal a alimentação saudável dos alunos, este ano ele ganhou novos módulos com diferentes abordagens, justamente para acolher quem sempre acolhe, o professor. O primeiro módulo da formação continuada dos educadores foi voltado para o “Eu comigo mesmo, como me sinto e me vejo”; já o segundo focou no “Eu com o outro, no aspecto relacional”, ambos voltados para as habilidades emocionais. E, agora, a terceira etapa do projeto chegou para abordar a saúde física e educação alimentar, especialmente sobre a prevenção e tratamento da obesidade, com base no Guia da Alimentação Brasileira.

O encontro virtual com os professores contou com uma roda de conversa e participação especial de uma nutricionista e uma endocrinologista, que levaram exemplos práticos sobre educação alimentar. “A maioria das crianças nunca teve a oportunidade de aprender sobre alimentação saudável. As principais fontes de informações sobre alimentação são as propagandas de TV e as prateleiras de supermercado. Portanto, a educação nutricional, partindo dos professores e dentro de um ambiente confiável como a escola, é fundamental para o aprendizado dos alunos”, avalia a endocrinologista Daniela Andraus Ferrarezi.

A educação alimentar é um processo de vivência, aprendizado e construção, muito mais do que apenas escolhas e restrições alimentares, segundo a nutricionista Renata Trommer. “Para a saúde integral, é preciso compreender que nossas escolhas e comportamentos alimentares refletem diversos aspectos da vida do ser humano como: contexto cultural, social, crenças, aspectos psíquicos e emocionais. Através desta visão crítica e abrangente, o educador pode conduzir os educandos a uma relação mais saudável, participativa e prazerosa com a alimentação e fornecer ferramentas para construção não apenas de conceitos, mas de hábitos, percepções e comportamentos mais saudáveis”, ressalta.

O projeto, que se encerra em novembro, beneficia 63 educadores e gestores da rede pública municipal de ensino de Pindamonhangaba, somando 21 instituições de ensino e impactando diretamente 2.100 crianças, na cidade. Para a professora Estela Fabiana de Abreu, participante do projeto, o encontro abordou um tema considerado de grande importância para a vida. “Alimentação é a base para uma vida saudável. O que comemos reflete no nosso corpo e com isso no nosso desempenho em tudo o que fazemos. É importante comer bem e também fazer uma atividade física para termos qualidade de vida”, conta a educadora.

“A Novelis possui em seu DNA o compromisso social de contribuir para um futuro melhor para as comunidades em que atuamos. Ao promover uma ampla conscientização sobre a importância da alimentação saudável a alunos e educadores, o projeto “Escolas Saudáveis” caminha nessa direção e temos muito orgulho em fazer parte dessa história”, diz Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Sobre o Escolas Saudáveis
Desenvolvido e executado pela Evoluir, desde 2013, no Brasil, o projeto Escolas Saudáveis tem como objetivo despertar a comunidade escolar para a importância de cuidar bem do corpo e da mente, contribuindo para o desenvolvimento integral de todos os participantes ao envolvê-los em projetos que promovem o fortalecimento de hábitos saudáveis na escola, em casa e na comunidade. Para isso, o programa conta com uma etapa de formação dos educadores para que eles possam desenvolver projetos práticos em sala de aula. O projeto está alinhado a nove ODS-agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒
Botão Voltar ao topo