Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago uma história muito bacana sobre minha amiga Luciana Ouverney, ela é funcionária pública na Prefeitura de Pindamonhangaba e nas horas vagas é adepta da cozinhaterapia. Pra quem não sabe, esse termo é utilizado quando se usa a culinária como forma terapêutica. Cozinhar ajuda no relaxamento, no desenvolvimento motor e no raciocínio lógico, além de ser uma atividade prazerosa e muito saborosa.
A Luciana é apaixonada por vinhos e por viagens, nos conta que quando começou a se aprofundar no mundo dos vinhos percebeu que um vinho sempre pedia uma boa comida, e nas suas viagens pelo Brasil degustou vários pratos típicos das regiões por onde passou. Essas duas paixões a despertaram para querer aprender mais sobre culinária.
Em 2014, começou a se aventurar na cozinha combinando comida e vinho, hoje manda muito bem na cozinha e tem preferência em preparar risotos e massas caseiras.
Falando em massas caseiras, ela nos enviou o passo a passo de uma massa caseira padrão, que sempre é a estrela na sua cozinha. A receita que iremos apresentar é um Talharim Caseiro, mas também pode ser usada para fazer canelone e lasanha.
Como uma boa massa pede um bom vinho, perguntei qual vinho recomendaria para harmonização e ela respondeu: “Indicar é meio complicado! Acho que é muito pessoal, sempre digo que vinho bom é aquele que te deixa feliz!”
Agradecemos a colaboração da nossa convidada e bora preparar essa delícia.
TALHARIM CASEIRO
Ingredientes:
– 400gr de farinha de trigo
– 4 ovos
– 1 colher de chá de sal
– Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de preparo:
Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal, abra um buraco no centro. Quebre os ovos separadamente, um a um, e vá acrescentando no centro da tigela com a farinha.
Misture as gemas com as claras, aos poucos vá misturando a farinha com os ovos, em movimentos circulares.
Assim que a farinha incorporar os ovos, misture com as mãos até formar uma bolota. Transfira para uma bancada enfarinhada e amasse bem até a massa ficar lisa. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos. Cubra com plástico filme ou um pano de prato limpo e deixe descansar por 30 minutos, em temperatura ambiente.
Com uma faca, divida a massa em 3 partes. Com o rolo de macarrão, abra bem a massa, formando um retângulo. Se sentir que está grudando vá polvilhando farinha.
Dobre a massa no sentido do comprimento, 4 vezes, corte com uma faca. Solte os fios e pendure.
Dica: use o encosto de uma cadeira, coberto com um pano de prato limpo para pendurar os fios de talharim.
Utilize uma panela grande para cozinhar. Assim que a água ferver, adicione 2 colheres de sopa de sal e um fio de azeite. Deixe cozinhar por aproximadamente 7 minutos (experimente para ver se o ponto de cozimento está bom). Transfira para um escorredor (não lave).
Sirva com o molho de sua preferência! Nossa sugestão é o molho à bolonhesa, como na foto acima.
Observação: como é uma receita de massa padrão, pode ser usada para canelone e lasanha cortando a massa no formato desejado.