Todas as entidades possuem características que as fazem serem lembradas, mesmo que não sejam através de traços únicos. No âmbito do futebol, por exemplo: Quando falamos de um time rubro-negro (cores vermelha e preta), muito provavelmente o time que vem à sua cabeça é o Flamengo. Outras possibilidades são Atlético Paranaense e Sport do Recife.
Muito provavelmente existem muitos outros times com essas cores também, mas sempre que você vir em um jogo um uniforme com este padrão, no Brasil, muito provavelmente pensará nessas equipes e imaginará que uma delas está jogando.
Essa é a prova de que esses times superaram a barreira regional, se tornaram uma marca e têm muito sucesso em branding, logo e identidade visual. Esse processo se repete com outras marcas como McDonalds, Coca-Cola, Mastercard, por exemplo. Você vê as cores e o conjunto e já identifica qual marca está por trás.
Agora que você reconhece o poder da identidade visual, vamos minuciar um pouco os resultados que este recurso traz para um negócio.
Por que construir uma identidade visual?
Quando você procura por um produto online e clica em um dos primeiros resultados da sua pesquisa, você frequentemente acaba caindo em um site que possui um plano de fundo amarelo e branco; rapidamente você nota o símbolo de dois braços fortes no logo e sente a segurança de comprar em um dos sites de venda mais renomados no Brasil, o Mercado Livre.
Para vendas gerais, segurança é uma ótima sensação, mas cada área precisará causar algo diferente: Roupas devem passar a sensação de aconchego ou modernidade; cursos, credibilidade e eficiência.
A identidade visual serve como um agente subconsciente que faz com que uma empresa seja lembrada por seus clientes, e quanto mais definida e bem construída, mais memorável ela será. Seus clientes lembrarão da sua marca
em situações que nem eles (e, às vezes, nem você) imaginariam.
Como definir uma identidade visual?
A sua marca (empresa) deve ter um plano estabelecido: filosofia e posicionamento perante o cliente; uma identidade. Dedique bastante tempo para idealizar esta parte, porque é assim que você vai mostrar ao mundo quem você é e o motivo que todos deveriam comprar de você e não do seus concorrentes.
A identidade da sua marca deve ser reforçada e seguida pelos elementos visuais (logos, cores, tipografias, etc.), criando assim a identidade visual. Um ótimo exemplo são marcas de surf, que normalmente utilizam cores e recursos tropicais para provocar lembranças de praia e litoral através dos seus produtos e recursos visuais. Você pode começar a desenvolver seu logo e cores gratuitamente através da ferramenta Zyro.
Porém, não basta estar com os elementos da identidade sincronizados e esperar que tudo se encaixe perfeitamente. Ainda existe o conceito “branding”, que são as estratégias para provocar sensações: slogans, conceitos, estratégias de marketing, experiência do usuário/cliente, etc. Você precisa planejar os mínimos detalhes para que a obra esteja toda em conjunto: marca, identidade visual e branding, para que o seu negócio possa se tornar referência no seu nicho.