O arremessador William Braido (Orcampi) conseguiu ultrapassar a marca dos 20 m ao vencer o arremesso do peso com 20,01 m, no 2º Festival Atletismo Paulista Sub-20 e Adulto, da Federação Paulista de Atletismo (26/9), realizado na pista do Swiss Park, em Campinas, São Paulo. Esta é a terceira melhor marca do Brasil de todos os tempos – Darlan Romani (Pinheiros) tem 22,61 m e Willian Denílson Dourado (ARPA) 20,22 m.
William – faz o arremesso do peso com deslocamento linear, diferente de Darlan e William Denilson que usam a técnica do giro, rotacional – fez uma sequência muito boa de arremessos na competição – só o primeiro abaixo de sua melhor marca, que era 19,46 m, e obteve 20,01 na terceira tentativa. “Ele é o único atleta do Brasil a ultrapassar os 20 metros usando essa técnica”, afirmou o treinador Silva Oliveira.
A meta do atleta é melhorar ainda mais a marca no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em dezembro, e o índice olímpico – de 21,10 m – é um número que sempre está na cabeça. “Vamos dar sequência nos treinos e tentar chegar no Troféu Brasil e melhorar mais ainda essa marca – o próximo objetivo é 20,50 m. E daí, se tudo der certo quem sabe?”, disse o treinador Sinval Oliveira.
Outro bom resultado no Festival da FPA foi o de Thiago Júlio Alfano Moura (Fumguaru) que venceu o salto em altura, com 2,27 m.
Na Liga Diamante – O barreirista Gabriel Constantino (Pinheiros), recordista sul-americano dos 110 m com barreiras (13.18), que participou do Camping de Treinamento Caixa Missão Europa/COB, em Portugal, competiu pela segunda vez na temporada na sexta-feira (25/9), na etapa de Doha, Catar, da Liga Diamante. No estádio Suhaim bin Hamad ficou em quarto lugar nos 110 m com barreiras (13.60). A vitória foi do norte-americano Aaron Mallet (13.15), seguido do suíço Jason Joseph (13.40) e do britânico David King (13.54).