A pandemia do coronavírus mexeu com a vida, hábitos e certamente afetou o psicológico de muitas pessoas. Para apoiar a luta pelo enfrentamento contra o vírus, a prefeitura de Pindamonhangaba realiza suporte psicológico para pacientes, familiares e até para quem está na linha de frente nas unidades de saúde.
Através da Secretaria de Saúde, foram contratados profissionais que estão ajudando e fazendo a diferença na vida das pessoas. O trabalho realizado nos casos de covid-19, visa oferecer os primeiros cuidados psicológicos envolvendo a escuta ativa e o acolhimento emocional dos familiares, principalmente quando há a necessidade de internação de pacientes e até mesmo quando há o registro de óbitos. Além disso, a equipe dá o suporte também para os pacientes em quarentena e até para os profissionais de saúde.
Logo quando iniciaram os trabalhos, a equipe realizou um treinamento emocional com os profissionais de saúde para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento durante a pandemia. “Observamos em nossos treinamentos vários aspectos de medo de contaminação dos familiares, zelo, angústia, autocuidado e outras preocupações, que são reações emocionais”, afirmou a psicóloga Janaína Gomes.
Segundo ela, atualmente a equipe realiza os teleacompanhamentos psicológicos com os pacientes e também com os familiares de pacientes que vieram a óbito, sempre com o objetivo de amenizar o sofrimento e o desconforto emocional gerado no período de pandemia.
“Temos um feedback muito positivo dos profissionais de saúde que trabalham nas UPAs do Araretama e também no hospital de acolhimento do covid-19 na Cidade Nova, que sempre solicitam o nosso suporte para os pacientes ou para os próprios profissionais da saúde. Eles sempre elogiam a oportunidade desse acompanhamento psicológico estar integrado com o trabalho da saúde”, afirmou o psicólogo Jardel Narezi.
Além de psicólogos, os profissionais atuam como psicoterapeuta familiar e a psicóloga Janaína Gomes é habilitada com treinamento para luto, visando atender melhor a demanda de familiares que perdem seus entes queridos.
Segundo Janaína existe muitas situações marcantes neste trabalho e a atuação no ambiente hospitalar como psicólogos está sendo um aprendizado enorme em sua carreira profissional. “Existem poucos psicólogos inseridos em equipes no contexto hospitalar e esse treinamento realizado junto com as médicas para a preparação da equipe é muito importante no resultado final para rede de saúde do município”.