A ação que envolveu Policiais Ambientais, Guardas Municipais e veterinários de uma ONG da cidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (19) no bairro Eldorado. Depois de receberem denúncia de maus-tratos a cães, as equipes foram até o local para fiscalizar.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, dois cães, amarrados com correntes, apresentavam ferimentos no pescoço. Veterinários que acompanharam a ação constataram situação de maus-tratos nos dois animais.
Além dos cachorros, a Polícia Ambiental apreendeu dez pássaros, mantidos em cativeiro, sem autorização do órgão ambiental competente.
O homem foi encaminhado à delegacia de Caçapava para as demais providências. O crime de maus tratos contra animais prevê reclusão de dois a cinco anos para quem agredir cães e gatos, além de multa e proibição da guarda de animais.
Pela Polícia Ambiental ele foi multado em R$11.000 mil, por maus-tratos aos cães e por manter animais da fauna silvestres em cativeiro, sem autorização.
Os dois cães foram destinados para ONG da cidade, as aves foram para um local autorizado na região — responsável pela reabilitação para que possam ganhar a liberdade. Já o homem, permanece preso.