publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Honda aposta em sistema de multimídia inovador para ganhar mercado com carro elétrico

(Foto: Pixabay)

Lançado na Europa neste ano, o Honda E é o primeiro investimento da montadora japonesa no universo de veículos elétricos. Apesar de não ter perspectiva de vir para o Brasil, o carro tem algumas características que podem chamar atenção do público brasileiro e que podem virar tendência no segmento. Além do motor 100% elétrico, o carro possui no interior um sistema multimídia inovador e que serve tanto para o motorista quanto para o passageiro. A ideia é usar os itens do carro também como dispositivo de entretenimento.

A ideia de Kohei Hitomi, responsável pelo projeto, era fazer um carro que se aproximasse da revolução tecnológica que acontece no entretenimento. Ou seja, o sistema multimídia instalado no veículo é muito mais dinâmico dos que existem em carros comuns. Por exemplo, o console possui uma entrada HDMI para a tela de 12 polegadas, e um sistema touch screen que pode ser utilizado pelas duas pessoas do banco da frente do carro.

Além disso, o Honda E também conta com um hotspot de Wi-Fi, que permite sincronizar qualquer smartphone com o sistema de entretenimento. Ou seja, o carro acaba por se transformar em um dispositivo multifuncional, e que pode até mesmo servir de tela para algum filme via streaming, seja utilizando um aplicativo da Netflix ou outra plataforma que oferece esse serviço.

Digital ganha espaço
A aposta da Honda é que o carro não chame atenção apenas pelo design moderno, ou pelo conjunto de baterias de 35,5 kWh com autonomia de 200 km. O objetivo da montadora é aproveitar a tendência de crescimento do universo digital. Uma prova disso é que existe a possibilidade de conectar um videogame, como, por exemplo, um Nintendo Switch no sistema de entretenimento do carro e jogar usando o display como TV.

Essa ferramenta disponível no Honda E parece agradar principalmente os fãs de jogos digitais. Atualmente, este mercado aposta cada vez mais em tecnologias 100% online. No ano passado, o lançamento do Google Stadia deu uma amostra de como um videogame sem qualquer tipo de hardware pode ser funcional. A plataforma da gigante norte-americana funciona via streaming, e só precisa de uma boa conexão com a internet para rodar os jogos. Essa mesma tecnologia não é bem uma novidade, pois é usada nas principais plataformas de cassino online, como a Unique e a Slottojam, para jogos como o vídeo poker ou qualquer outro de aposta digital. A empresa Nvidia também possui uma iniciativa semelhante, que é chamada de Nvidia Shield, mas que ainda está em fase de testes e deve demorar alguns anos antes que comece a funcionar plenamente.

Além dos jogos digitais, os fãs de qualquer tipo de entretenimento virtual pode ter algum gosto pelo novo veículo da Honda. Alguns jornalistas de automobilismo já chamam o Honda E de uma espécie de iPhone dos carros elétricos. Infelizmente, os fãs brasileiros vão precisar esperar um pouco mais para ver o carro de perto, pois a montadora ainda não possui nenhum plano de vender ele por aqui.

Carros com mais tecnologia

(Foto: Unsplash

Apesar do Honda E se destacar com todas essas ferramentas multimídia, ele não é o único carro que aposta neste conceito. Por exemplo, a Tesla é uma das montadoras que foram pioneiras com essa integração. Alguns dos modelos da empresa norte-americana possui total paridade com um aplicativo de smartphone. Ou seja, é possível saber detalhes do carro, ver o consumo e até ligá-lo apenas pelo celular. A tendência é que mais veículos tenham essas inovações.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Lançado recentemente, o Volkswagen Nivus é outro bom exemplo. O carro mostrou que a principal aposta da montadora alemã no Brasil é na inovação tecnológica. O VW Play, que é a central multimídia do Nivus, é um marco tecnológico, e que possui diversas funcionalidades. Na tela de alta resolução, é possível conectar qualquer smartphone sem fio e fazer a leitura de quase todos os formatos de mídia. É um dos únicos carros à venda no país que possui todos esses recursos.

O Honda E pode ser mais um marco do impacto das novas tecnologias em diferentes mercados. A ideia de integrar o entretenimento digital com veículos é uma aposta interessante, e que promete dar resultados positivos. Apesar de não estar disponível no Brasil, é interessante observar o produto que deve dominar o mercado nos próximos anos. Ter um sistema de entretenimento funcional parece ser o caminho que os carros elétricos, principalmente com a Honda e a com Tesla, estão tomando.

Botão Voltar ao topo