Depois de atenderem denúncia de animais da fauna silvestres mantidos em cativeiro de forma ilegal, os policiais foram até um bairro de São José dos Campos para realizar a fiscalização.
De acordo com a PM Ambiental, no local a equipe encontrou vários animais nativos e exóticos. Entre cobras, lagartos, aves, jabutis e um ouriço. Vinte e nove animais que estavam sendo mantidos em cativeiro de forma irregular foram apreendidos.
Durante a ação, uma caixa de isopor com nove ovos de jabuti chamou a atenção da equipe. Construído de forma artesanal, o equipamento estava ligado à rede elétrica que alimentava um aquecedor coberto por água e um termostato mantinha a temperatura controlada em seu interior.
Para incubar, os ovos necessitam temperatura entre 25 e 30 graus. O período de incubação é longo, variando de cinco a dez meses. Todo processo era feito pelo próprio homem.
Ainda de acordo com a Ambiental, aos policiais o responsável contou que tinha os animais apenas como pet.
A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial da cidade. O homem vai responder pelo crime em liberdade. Pela Polícia Ambiental ele foi multado em R$13,2 mil.
Animais e ovos foram destinados para um local autorizado na região.